O prefeito Firmino Filho visitou, na manhã desta quarta-feira (10), as obras de estações de transbordo de passageiros, corredores exclusivos e terminal de integração do Parque Piauí, obras que fazem parte do novo sistema de transporte público municipal. Cerca de 100 mil passageiros da região sul serão os primeiros a utilizarem, de forma experimental, o novo sistema integrado.

Durante a visita, o prefeito Firmino Filho, acompanhado do superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, do superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, do secretário municipal da Juventude, Zé Filho, e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Berger, ressaltou que “2018 será o ano do novo sistema de transporte público da cidade”.

“Essa região vai ser a primeira a receber o novo sistema, que permitirá viagens mais rápidas e será mais eficiente. É um passo necessário para que possamos dar um salto qualitativo no transporte coletivo da nossa cidade. Estamos visitando as obras da Barão de Gurgueia, as estações e o terminal do Parque Piauí. Estamos nos arremates finais, faltando apenas o controle automático de vidro das portas das estações e a vinda dos novos ônibus com ar condicionado para a zona sul. Acreditamos que no início de março poderemos entregar o novo sistema para essa região”, explica o prefeito.

Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, a região sul receberá 15 novos ônibus com ar condicionado até fevereiro. “Esses ônibus se somam aos que já estão em uso na região e reforçarão as linhas que servem à população dos diversos bairros da zona sul”, afirma o superintendente.

Também fará parte dos equipamentos de mobilidade da zona sul o viaduto da Tabuleta, na avenida Barão de Gurgueia, obra cuja ordem de serviço foi assinada em solenidade com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O valor total da obra é R$ 25 milhões. “A empresa responsável já está fazendo os projetos iniciais, que são de retirada das linhas de transmissão de energia. O elevado serão iniciadas depois do período chuvoso”, diz Firmino.

Complementando as obras, a Prefeitura está fazendo o recapeamento asfáltico de diversas ruas e avenidas que servem ao sistema e de alternativa para os carros de passeio. Toda a Barão de Gurgueia está sendo recapeada, assim como ocorreu com a Henry Wall de Carvalho. Na sequência, serão feitos asfaltos nos laços de quadra, facilitando o tráfego de veículos.