Técnicos da Prefeitura Municipal de Teresina participaram, na manhã de hoje (11), da oficina sobre uso e ocupação do solo. O evento faz parte das discussões de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Durante o encontro, foram discutidas regras específicas de uso e ocupação do solo para o munícipio. A secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, explicou que o foco principal da oficina foi discutir as regras para as áreas ao redor dos terminais de integração e dos corredores de ônibus exclusivos.

“A nossa ideia com a oficina é trazer os parâmetros urbanísticos mais específicos e eles darem os insumos para que possamos licenciar os usos e ocupações para que a cidade conte com uma dinâmica urbana ao redor desses corredores e terminais. A ideia é mostrar quais tipos de uso e ocupação a gente quer levar para esses locais”, explica Jhamille Almeida.
Ela lembra que, cada região, possui sua estrutura de mobilidade. “Cada zona conta com dois terminais e seus corredores e agora estamos discutindo o microzoneamento que define as regras mais técnicas para cada região”, destaca.

O Plano Diretor define o planejamento urbano e a gestão territorial e os acessos aos novos instrumentos, diretrizes e mecanismos legais de política urbana, que permitem o desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade e proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar para população.