O prefeito Firmino Filho reuniu, nesta quarta-feira (31), toda a equipe de secretariado para fazer um balanço financeiro de 2017 e as projeções para 2018. O chefe do executivo municipal agradeceu o empenho dos gestores para o cumprimento das metas estabelecidas no ano passado e reforçou o pedido para que os mesmos continuem trabalhando na redução de despesas para garantir o funcionamento da máquina pública.

Durante o encontro, gestores das pastas de Planejamento, Finanças e Administração apresentaram o balanço financeiro. Através do Programa Gestão Cidadã, foi estabelecida uma meta de redução de despesas de custeio, sobretudo em relação a pagamento de diárias, horas extras, despesas de aluguel e energia, entre outras.

Fazendo um comparativo com 2016, a Prefeitura conseguiu uma redução de R$ 58,7 milhões em custeio, em 2017. Quando se refere a todas as fontes, a redução chegou a R$ 26,5 milhões. “Conseguimos uma redução de mais de R$ 26,5 milhões. O ano de 2017 foi de dificuldades financeiras, mas conseguimos trabalhar dentro da meta que foi estabelecida. Esse ano, ainda não sabemos como a economia irá se comportar e isso requer o empenho para que possamos continuar honrando os nossos compromissos com nossos servidores, fornecedores e com a cidade”, reforçou o prefeito.

Para 2018, ressaltou o prefeito, a meta é continuar otimizando os recursos públicos, reduzindo despesas, mas sem prejudicar o atendimento à população. “Diante das reduções que tivemos, novas reduções exigirão de nós medidas mais criativas para que possamos continuar reduzindo as despesas. Então, a orientação é que se fique atento e vigilante nesses gastos”, ressaltou o prefeito.

Nesta quinta-feira (01) o prefeito irá participar da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal, onde apresentará aos vereadores a prestação de contas das ações executadas em 2017 e das metas para 2018. O prefeito lembrou que o orçamento para este ano prevê recursos de R$ 3,2 bilhões.