Secretários da Prefeitura de Teresina participaram, nesta semana, do Smart City Expo Curitiba 2018, edição brasileira do evento que ocorre anualmente em Barcelona. Durante o encontro, os técnicos puderam conhecer uma série de cases de cidades que aplicam o conceito de cidades inteligentes e mostrar as estratégias da administração municipal.

“O Smart City é um evento rico e que nos permitiu conhecer novas experiências, que vão desde governança participativa ao uso de tecnologias. Conhecemos as boas práticas adotadas por outras cidades, iniciamos diálogos que, no futuro, poderão render parcerias importantes para Teresina. Estamos em busca de conhecimento para não apenas para inovar, mas também para aperfeiçoar aqui que nós temos”, afirma o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim.

Em Curitiba, foi possível também mostrar as estratégias que estão sendo adotadas por Teresina, principalmente na área de inovação digital. O município adota hoje, por exemplo, o aplicativo Colab, que permite um canal direto entre poder público e os cidadãos. A rede social foi usada também para colher propostas da população tanto para o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) quanto para o Plano Plurianual (PPA). Há ainda a Plataforma Agenda 2030, estratégia de Governo Aberto da administração municipal.

“A Prefeitura de Teresina vem inserindo, nos últimos anos, a inovação digital como estratégia de governança, de aproximação com o munícipe. Usamos o Colab, por exemplo, na zeladoria urbana e no processo de revisão do PDOT e elaboração do PPA. O uso desses apps democratiza a participação população”, afirma a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, que também participou do evento.

O Smart City foi dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva, Governância, Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico e Futuras Cidades Sustentáveis. O presidente da Prodater, Eduardo Aguiar; a secretária municipal de Concessões e Parcerias, Monique Menezes; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Aires; e a secretária executiva da Semdec, Jannayna Tavares, também participaram do evento.