A manhã desta quarta-feira(07) para as servidoras da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação(Semplan) e do Programa Lagoas do Norte foi de muitas técnicas de Defesa Pessoal. O momento fez parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado nesta quinta-feira(08).

“Resolvemos fazer uma comemoração diferente, proporcionando esse curso de Defesa Pessoal, para que as mulheres tenham noção de como agir em uma situação extrema, diante de um cenário em que cada vez mais, infelizmente, há uma realidade hostil para as mulheres”, declarou o secretário Municipal de Planejamento, Erick Amorim, que fez a abertura da comemoração.

Secretário Erick Amorim fazendo a abertura

De forma prática e objetiva, a aula, que teve participação ativa das servidoras, contou com técnicas de defesa onde foram simuladas situações de riscos, como tentativas de agressão, puxões e outras condições de perigo que possam ser enfrentadas pelas mulheres no dia a dia. O curso foi ministrado por David Vecki, professor faixa preta de Judô e instrutor de Defesa Pessoal credenciado pela Polícia Federal.

“Em meio a tantos casos de violência contra a mulher, eu sempre tive o foco do meu curso voltado para elas. É possível adquirir algumas condições de se autoproteger, pois grande parte da força some quando se coloca técnica”, explicou David. O professor lembra ainda que, apesar de ensinar técnicas, em algumas situações a orientação é não usá-las. “Em caso de assalto, por exemplo, não reagir”, ponderou.

Para a servidora Adriana Morgado, do setor de monitoramento da Semplan, essa iniciativa de comemorar o dia da mulher foi de uma ajuda importante para, de alguma forma, sentir-se mais segura.  “Gostei bastante desse tipo de comemoração ao nosso dia. Eu sabia o que era defesa pessoal, o conceito, mas não sabia a prática, não sabia como agir. A aula foi ótima! Agora sim saberei me defender”, concluiu.