O Programa Lagoas do Norte, da Prefeitura Municipal de Teresina, realizará, na terça-feira(13), às 08h, uma blitz socioambiental na Lagoa do bairro Mocambinho, cujo parque está em fase de construção. A iniciativa faz parte do Projeto Bem Viver, que compreende uma série de ações socioeducativas de preservação de animais silvestres identificados na área de requalificação do Programa Lagoas do Norte.

Com o objetivo de manter vivas as espécies de animais e o equilíbrio ambiental, a blitz vai orientar e sensibilizar motoristas e pedestres para que evitem o atropelamento, maus tratos e a captura indevida de animais que saem das lagoas e ocupam o espaço urbano, a exemplo dos cágados e jacarés. A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população para que não haja a prática de pesca na lagoa.


Durante a ação, serãos distribuídos folders com orientações sobre o que fazer ao encontrar animais silvestres na rua e a quem recorrer para denunciar, tirar dúvidas e pedir o resgate. A blitz conta com a parceria de órgãos de fiscalização, como Strans, Batalhão  de Polícia Ambiental, IBAMA e SEMAM, e também com as lideranças constituídas no comitê de monitoramento do Lagoas do Norte.


“O cuidado com a fauna e flora faz parte das salvaguardas do programa Lagoas do Norte. Precisamos estar todos juntos, poder público e sociedade, nessa sensibilização de que é importante e possível a convivência harmônica dos espaços”, declarou o coordenador da Unidade de Projeto Socioambiental do Lagoas do Norte, Jorginei Moraes. “Depois dessa fase mais educativa,  pode-se entrar com um caráter mais disciplinador, por meio dos órgãos competentes”, acrescentou.


A próxima blitz ocorrerá no próximo domingo, dia 18, às 10h, no parque Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho.

 

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).