A estudante Maria Gabriela Rodrigues, de 14 anos, encontrou uma oportunidade gratuita para se preparar para concorrer às vagas dos cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ela é uma das alunas que começaram, nesta segunda-feira(12), no Parque Lagoas do Norte, as aulas do curso preparatório do projeto pré-técnico do IFPI.

“Estou muito feliz por terem trazido esse curso até a nossa região. Eu não tenho condições financeiras de pagar aulas preparatórias, por isso vou agarrar essa oportunidade única com muita dedicação”, declarou Maria Gabriela, que é aluna da Escola Municipal Antônio Dilson Fernandes.

Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Teresina e IFPI, o curso é destinado a estudantes do 9º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas, filantrópicas ou que comprovem o recebimento de bolsa em instituições de ensino privadas. As inscrições foram abertas no site do IFPI, onde os alunos foram selecionados pela ordem de inscrição dentro da quantidade de vagas.

O curso é ofertado para todas as zonas da cidade. Somente no Parque Lagoas do Norte, 100 alunos participam do preparatório que conta com aulas de português e matemática. “O lugar onde teve o maior número de inscrições foi no Lagoas do Norte, todos alunos da região”, destacou a gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira. “A educação contribui para a concretização de objetivos de muitos jovens e esse curso é uma forma de oferecermos alguns meios para que eles possam concretizá-los, contribuindo também para a transformação social”, concluiu Viviane.

Com turmas nos turnos da manhã e tarde, as aulas, que têm previsão de término prevista para dezembro, acontecem às segundas e quarta-feiras, de 07h30 às 11h e de 13h15 às 17h.