A Prefeitura de Teresina encaminhou nesta sexta-feira (13,) para apreciação da Câmara Municipal, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019. De acordo com o projeto de lei, a administração municipal prevê para o próximo ano o montante de R$1.500.073 bilhões em recursos próprios.

A LDO traça as metas, diretrizes e prioridades da administração municipal e serve de base para a Lei Orçamentária Anual. O texto apresenta as prioridades gerais que norteiam a administração pública representada por cinco eixos: Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental, Produtividade Econômica, Qualidade de Vida e Governança.

“O projeto de lei foi elaborado levando em conta toda a atual conjuntura econômica do país, mas seguindo e dando continuidade à programação da administração municipal e prioridades para a construção de uma Teresina como uma cidade inclusiva e justa, e sustentável dos pontos de vista econômico e ambiental”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga.

Destacam-se para 2019 investimentos em diversas zonas da cidade, com recursos provenientes principalmente de outras fontes de recursos. Na programação está a requalificação e revitalização do Novo Centro de Teresina e investimentos em pavimentação e requalificação de vias, além da construção da Ponte da UFPI e da 2ª Ponte da Avenida Poti, através do Programa PAC – Pacto pela Mobilidade.

No que concerne à mobilidade urbana, a LDO prevê investimentos na implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit), de faixas exclusivas e a implantação do Centro de Controle Operacional com recursos federais do Programa Pacto pela Mobilidade e PAC Mobilidade Grandes Cidades.

O projeto de lei prevê ainda R$ 1.134,2 milhões para a Saúde e R$ 557,2 milhões para a Educação. O texto também contempla o investimento de recursos de operação de crédito para a segunda etapa do Programa Lagoas do Norte e para investimentos como a segunda etapa da via Marginal Sul, reforma do Mercado Central, estruturação do Parque da Floresta Fóssil, elaboração do Plano Diretor de Arborização de Teresina, implantação de Ciclovias, dentre outros.