Alunos da Universidade Estadual do Maranhão(Uema) em Bacabal(MA) visitaram nessa terça-feira(17) a sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação(Semplan). A visita foi acompanhada pela secretária executiva de Orçamento e Gestão da Semplan, Katiara Moura, e pelo coordenador de Controle e Gestão da Semplan, Domingos Júnior.

Os estudantes do sexto período do curso de Administração vieram para a capital piauiense conhecer trabalhos desenvolvidos pela Semplan que auxiliariam a prática da disciplina Gestão de Cidades. O planejamento orçamentário, a nova gestão pública, o aplicativo Colab e o Plano Diretor foram alguns dos exemplos de gestão e desenvolvimento urbano de Teresina que motivaram a vinda dos acadêmicos.

“Quando iniciei a disciplina, eles disseram que ainda não tinham tido uma atividade extra, prática. Aí pesquisei alguns locais que a gente poderia agregar a questão prática com o que estavam vendo em sala, e eu vi alguns programas em Teresina, como o Colab, também o processo de revisão do plano diretor, e também por Teresina ser uma cidade planejada. Então certamente foi uma excelente escolha e o resultado da visita já tem sido bem positivo”, ressaltou o professor Benedito Ribeiro.

Para o estudante Felipe Lopes, Teresina tem alguns destaques positivos para cidades da região.  “Eu já tinha vindo em Teresina, mas para questões de tratamento médico. Ter vindo agora para ajudar em meus conhecimentos na universidade tem sido maravilhoso! E o que me chamou mais atenção na capital foi a infraestrutura da cidade e o desenvolvimento organizacional”, destacou.

Ainda durante o dia, outros alunos puderam conhecer demais trabalhos e programas desenvolvidos pela Prefeitura. Estudantes de Engenharia Civil da Uninovafapi conheceram a estação de bombeamento da Boa Esperança. “Esse sistema de bombeamento foi fruto de investimentos da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, ao longo dos anos, e tem mantido o nível das águas das lagoas numa cota de segurança para as famílias”, destacou o diretor executivo do Programa Lagoas do Norte, Leonardo Madeira.

“Sem dúvida essa visita é de extrema importância, tanto para a administração municipal que tem feito um trabalho planejado e permanente contra enchentes, quanto para os futuros profissionais que tiveram a oportunidade de ver na prática como tudo é realizado”, concluiu Leonardo.