O terceiro dia de Justiça Itinerante no Parque Lagoas do Norte continua bem movimentado. Nesta Quarta-feira (18) continuou a procura pelos serviços disponibilizados pela ação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Um dos serviços mais procurados pela população é a emissão do RG, que é disponibilizado por um dos parceiros da ação.

Para emitir a 1° via da identidade é necessário ter em mãos a certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4, com os documentos originais e cópias. Se a identidade for para criança, o responsável deve também deve levar cópia e original dos seus documentos.

“A procura no Lagoas do Norte está muito grande, todas as senhas já foram distribuídas. A expectativa é de que 100 carteiras sejam emitidas”, disse José Cândido da Silva que é servidor da Secretária de Segurança Publica do Piauí, parceira da ação no Parque.

O INSS, também um dos parceiros da Justiça Itinerante, disponibiliza informações para a população sobre a previdência social. Dúvidas e problemas recorrentes podem ser solucionados até a próxima sexta (20), no Parque, ou em qualquer agência do INSS, como destaca o agente administrativo Francisco Neto Figueiredo.

“A população busca saber sobre os benefícios da previdência social, o que se deve fazer para obter esse direito”, afirmou o agente. Para conseguir o benefício é necessário ser contribuinte. Quem não possui carteira assinada, basta se dirigir a qualquer agência da previdência social para que possa ser inscrito. “Quem não possuir carteira pode se inscrever para começar a contribuir com a previdência social, basta procurar uma agência ou vir aqui no Parque que temos realizado esse serviço. Já atendemos nessa quarta-feira mais de 80 pessoas passando essas informações”, enfatizou.

Outro serviço bastante procurado é o alistamento militar. Para se alistar é necessária a certidão de nascimento, CPF, RG e comprovante de residência. Tem sido ainda disponibilizados, além do alistamento, os serviços de requerimento (recebimento do certificado único), declaração de desobrigado (a partir de 45 anos), e agendamento do fila zero (direcionamento para junta de serviço militar).

Vinicius evangelista é morador da zona sul de Teresina e veio buscar o alistamento militar na Justiça Itinerante no Parque, que fica na zona Norte da capital, por conta da agilidade do serviço. “Tenho 19 anos e sou atleta. No momento estou viajando muito, por isso só consegui vir atrás do alistamento agora. Meu tio utilizou os serviços e me indicou, preferi vir aqui porque é muito rápido”, destacou o jovem.

A Justiça Itinerante acontece até a próxima sexta (20), de 8h às 14h, na sede administrativa do Parque Lagoas do Norte. Os atendimentos são feitos por meio de senhas limitadas.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).