Com previsão de inauguração para o mês de agosto, o Parque Lagoa do Mocambinho já mudou o cotidiano da comunidade, antes mesmo da conclusão das obras, realizadas pela Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte.

“Antes, a gente não podia usar essa área, porque tinha muito lixo, era perigosa e o mau cheiro afastava a população. Agora, mesmo ainda em obra, a comunidade já utiliza o Parque Lagoa do Mocambinho. Venho aqui diariamente, pela manhã, com minha esposa, fazer caminhada. É um momento nosso, de praticar atividade física, conversar e também relaxar, olhando a beleza dessa lagoa. Assim, como nós, muitas famílias já vêm aqui, principalmente aos finais de tarde, trazer as crianças para brincar, usar a quadra de areia e fazer esportes”, comenta James de Oliveira, morador do bairro Mocambinho.

Casal pratica caminhada no parque todas as manhãs

O Parque Lagoa do Mocambinho é parte da segunda fase do Programa do Lagoas do Norte, possui cinco hectares de extensão, com pista de caminhada, ciclovia, quadra de areia, quadra de concreto, uma quadra para prática de badminton e campo de grama sintética. Além dos espaços para prática de esportes, o Parque terá também espaço administrativo, quiosques, academias, playgrounds e área contemplativa no entorno da lagoa, com grama natural para descanso. A construção do Parque está orçada em R$ 9 milhões e 700 mil.

“O Parque Lagoa do Mocambinho está em fase de conclusão. Além do parque propriamente dito, as obras contemplam a drenagem das águas pluviais do Loteamento Mocambinho, com a construção de duas galerias e a modificação dos canais que ligam as galerias e a lagoa. As bocas de lobo, que servem para captação da água pluvial, também foram contempladas com a obra. Essa intervenção atende a uma reivindicação antiga da comunidade e resolverá o recorrente problema de alagamentos na região. Mais do que isso: o Parque Lagoas do Mocambinho será um grande ponto de convergência comunitária, com espaços de convivência, área para esportes, apresentações culturais e contemplação da natureza. É o Programa Lagoas do Norte mudando para melhor a qualidade de vida da população”, destaca Marcio Sampaio, diretor do Programa Lagoas do Norte.

Garotos de escola da vizinhança descansam aproveitando a vista

Para a moradora Eliete Oliveira, o Parque Lagoa do Mocambinho trouxe também valorização do bairro: “O Mocambinho ganha em beleza e em valor. A tendência, com o término da obra e a inauguração do Parque, é que tenhamos valorização imobiliária em todo o bairro; um comércio mais forte, com o aumento de visitantes na região; e, principalmente, um ganho em nossa autoestima. Um lugar bonito assim, é um presente para a comunidade. Antes, aqui era um lixão. Agora, podemos ver toda a beleza dessa lagoa. Morar aqui pertinho, usufruir desse espaço diariamente e ainda receber os benefícios indiretos que essa obra trouxe, é um privilégio”, pontua.

Parque completo será entregue para a população em agosto