O concurso “Se essa rua fosse minha”, lançado anualmente para batizar vias de Teresina que ainda não foram nomeadas, está com as inscrições abertas para a edição de 2018. O objetivo é colocar nomes de pessoas que fizeram parte da história das comunidades em logradouros e ruas da capital. valorizando pessoas que, às vezes anonimamente, contribuíram para o crescimento da cidade em determinada região.

Os interessados devem indicar nomes de pessoas já falecidas e que foram importantes para a região onde viviam. O concurso é uma forma de homenagear estas pessoas que fizeram parte da construção e da evolução das comunidades. As sugestões são válidas para qualquer rua da cidade que oficialmente ainda não possua nome.

Para fazer a inscrição é só acessar http://semplan.teresina.pi.gov.br/ e preencher o formulário disponível no site. O questionário deve conter a zona da cidade em que há o interesse de fazer a homenagem e o máximo de informações possíveis em uma mini biografia do homenageado. As indicações serão avaliadas por uma comissão especial, formada por órgãos como universidades, Secretaria de Planejamento Urbano e Coordenação – SEMPLAN e IBGE. As biografias enviadas serão analisadas e posteriormente homologadas e colocadas em ruas de loteamentos novos. Após a validação, haverá um sorteio desses nomes. Será feita uma minuta de lei que será aprovada pela câmara municipal, e ao final, uma solenidade para as famílias das personalidades escolhidas.

“Vale ressaltar que as áreas mais consolidadas da cidade já possuem nomes de ruas oficiais. Geralmente  as vias disponíveis estão nas áreas dos loteamentos novos. Queremos denominar essas ruas até por uma questão de utilidade pública, de planejamento urbano. É muito importante ter o nome oficial nas ruas, pois empresas se localizam ali. Contas de água, energia, telefone, chegarão de forma mais fácil, pois haverá identificação exata da localização da pessoa”, destaca Jhamille Almeida, secretária executiva de planejamento urbano da SEMPLAN.

O formulário está disponível no link abaixo. As inscrições serão válidas até o dia 19 de julho.

Formulário de inscrição

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).