A equipe do Programa Lagoas do Norte esteve reunida na tarde da última quarta-feira (04) com membros do Comitê Lagoas do Norte, composto por representantes de moradores dos 13 bairros beneficiados pelo Programa. A reunião foi realizada para apresentar o detalhamento dos projetos de requalificação urbana e ambiental das lagoas Mazerine, Piçarreira, Oleiros e São Joaquim, na zona Norte de Teresina.

“A Prefeitura de Teresina lançou o edital de licitação para obras de requalificação urbana e ambiental destas lagoas com o objetivo de tornar esses espaços mais agradáveis à comunidade, transformando-os em locais de convivência comunitária, melhorando a qualidade de vida das pessoas e estimulando o lazer e a prática de esportes. Com essa reunião com o Comitê Lagoas do Norte, damos início à apresentação formal dessas intervenções para as comunidades. O próximo passo é realizar a apresentação aos moradores das áreas que receberão as intervenções constantes no edital”, explicou Marcio Sampaio, diretor do Programa Lagoas do Norte.

Equipe do Programa Lagoas do Norte reunida com o comitê

João Meireles, ambientalista do Instituto Cabar e membro do Comitê Lagoas do Norte, ressaltou que o Programa Lagoas do Norte contribui para que a população viva em pleno equilíbrio com o meio ambiente.

“Toda a civilização da zona Norte de Teresina foi assentada em um berçário ambiental, pela proximidade com os rios e com as lagoas. Eu acompanho o Programa Lagoas do Norte há muito tempo, como ambientalista do Instituto Cabar, e percebo que o Programa é trabalhado pela Prefeitura de Teresina para preservar a saúde, a segurança e o bem viver de todos. Por isso digo que o Lagoas do Norte tem essa força curadora, de promover a reconciliação do homem com o meio ambiente e de fazer com que cada parte tenha garantidos os seus direitos à dignidade, à civilidade e à qualidade de vida, estabelecendo um equilíbrio pleno entre as pessoas, a necessidade histórica da cidade, a historicidade , o meio ambiente e a economia”, disse,

Para Albertino Ribeiro, presidente do Comitê Lagoas do Norte, a requalificação urbana e ambiental das lagoas Mazerine, Piçarreira, Oleiros e São Joaquim trará mais qualidade de vida e saúde para a população.

“A comunidade vai viver uma transformação positiva, porque serão construídas pistas e passeio para caminhadas, áreas infantis e de convivência, além de melhoria nas ruas e na iluminação. As lagoas serão limpas e a cidade ganhará espaços mais bonitos, preservados, com drenagem, trazendo mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida. Essa obra não é só beleza. É respeito à dignidade das pessoas, à nossa história de vida. As comunidades do Programa Lagoas do Norte estão satisfeitas e estamos em permanente diálogo com a Prefeitura, para atender cada vez melhor a população”, pontuou Albertino Ribeiro.

O edital de licitação para obras de requalificação urbana e ambiental das lagoas Mazerine, Piçarreira, Oleiros e São Joaquim e seus anexos estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), no endereço: http://semplan.teresina.pi.gov.br/lagoas-do-norte-licitacao-2018/ .

“A gente anda pelas comunidades e é muito importante saber direitinho como tudo vai acontecer, o que vai ser feito, pra informar do jeito certo. Na primeira fase, o Lagoas do Norte trouxe uma grande transformação. Agora, na segunda fase, a transformação será ainda maior e melhor”, opinou Ana Maria da Silva, moradora do Canal São Joaquim e membro do Comitê Lagoas do Norte.