Servidoras da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina (SEMPLAN) realizaram uma visita técnica às secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) e Finanças (SEFIN), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com o objetivo de conhecer os modelos de sistemas implantados de Planejamento Estratégico na Gestão Pública e Monitoramento de Resultados da capital cearense.

Na oportunidade, as gestoras conheceram o Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento (SIOPFOR), o Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários de Fortaleza (MAPPFOR) e o Sistema de Gestão da Performance (SIGEP).

“Houve uma grande troca de conhecimentos, com metodologias que agregam aos processos de gestão municipal de Teresina, feitos através do Sistema de Monitoramento de Ações, Programas e Projetos (SIMAPP), já desenvolvido e implantado em 2014 pela Prefeitura na orientação do planejamento e acompanhamento de resultados dos órgãos municipais de Teresina” ressaltou Aurélia Araújo, gestora de monitoramento da SEMPLAN.

Foram apresentados pela Coordenadora de Planejamento, Orçamento e Monitoramento, Maria Aparecida, os sistemas SIOPFOR e MAPPFOR, ambos de Controle e Monitoramento da Gestão Municipal através do Plano Plurianual (PPA). Os sistemas monitoram o orçamento com as ações e projetos prioritários de todas as secretarias municipais. A Secretaria de Finanças apresentou, por meio do secretário municipal Jurandir Gurgel, o SIGEP, responsável por todo o planejamento estratégico da secretaria.

Adriana Morgado, também gestora de monitoramento da SEMPLAN, garante que a experiência foi bastante positiva. “A visita foi muito importante. Tivemos conhecimentos de sistemas que funcionam de forma integrada e são de estrutura própria de cada secretaria. Esperamos com esse aprendizado incrementar e melhorar o nosso sistema. Além de tudo, a visita também colaborou para implementações no processo de indicadores do Plano Plurianual – PPA de Teresina”, concluiu Adriana.

Print Friendly, PDF & Email

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).