A secretária executiva de planejamento urbano da Semplan, Jhamille Almeida, reuniu-se nesta segunda-feira com membros da comissão de acompanhamento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina para discutir sobre a minuta de lei do plano e fazer possíveis ajustes no texto que será levado à Câmara Municipal de Teresina.

A comissão de acompanhamento foi eleita em audiência pública ainda em 2017, para acompanhar o avanço da construção do PDOT. Na reunião desta segunda-feira, estavam presentes representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), do Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura (CREA), Instituto de Arquitetos do Brasil e da Câmara Municipal.

“A gente se reuniu para dizer os próximos passos. A partir de agora temos uma minuta de lei consolidada e eles vão trazer sugestões de ajustes. O processo precisa ser participativo do inicio ao fim, por isso estamos chamando os atores envolvidos e a secretaria esta à disposição para fazer as discussões necessárias”, diz Jhamille Almeida.

Com a minuta em mãos, é possível passar para uma etapa mais específica da elaboração do PDOT, que vem sendo discutido em audiências públicas com diversos setores da sociedade civil. “A ideia é que a partir de agora a gente faça reuniões setoriais com cada um e eles sejam interlocutores dos representados por eles. Serão reuniões mais técnicas, porque nós estávamos discutindo a estratégia e agora temos a minuta de lei para organizar”, explica Jhamille.

O PDOT busca reorientar a ocupação do espaço urbano em Teresina. A estratégia gira em torno de tornar a cidade mais densa ao redor dos corredores de transporte, facilitando a mobilidade e impedindo a contínua expansão horizontal da cidade, que dificulta a prestação de serviços públicos de qualidade nos bairros mais afastados.