A equipe da Agenda 2030, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), está trabalhando com a ONU Mulheres para tratar de estratégias desenvolvidas dentro das políticas públicas de Teresina, com enfoque na política de igualdade de gênero. Foram discutidas as possibilidades da inclusão de programas da ONU Mulheres em Teresina, como o “Cidade 5050”, que busca promover a igualdade de gênero.

Através deste programa, são implantadas diversas ações visando este objetivo, como fomentar o empreendedorismo e abrir vagas em cursos técnicos  para o sexo feminino, especialmente em áreas tradicionalmente não ocupadas por mulheres; implementar centros de referências para apoio às mulheres vítimas de violência; incluir conteúdos sobre a igualdade de gênero e raça nos currículos escolares do sistema público municipal de educação, a fim de prevenir a violência contra mulheres e meninas dentro e fora do ambiente escolar, entre outras medidas.

O programa surge do reconhecimento da importância das políticas públicas municipais para a promoção da igualdade de gênero e para o empoderamento das mulheres no território das cidades, nas esferas pública e privada, na economia, na política, no ambiente de trabalho, na saúde, na educação, e outras áreas de incidência na cidadania.

“Eles demonstraram interesse em trabalhar com a Prefeitura de Teresina. Estamos trazendo o programa para a Prefeitura, e juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, estudaremos a adesão do programa”, ressalta Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda 2030 em Teresina.