A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) participou da 13ª edição do Teresina em Ação, realizada no último sábado (28) na praça do mercado do bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina. No stand da Semplan, em parceria com a Ouvidoria de Teresina, os servidores explicaram para a população como utilizar o aplicativo Colab, uma ferramenta de comunicação em que a população pode mostrar os problemas da sua vizinhança para o poder público, encarregado de resolver as demandas. O objetivo é aumentar a utilização do aplicativo, a exemplo do que aconteceu na região da Santa Maria da Codipi.

Foi nesta região a primeira participação da equipe do Colab no Teresina em Ação, no mês de maio. O evento é uma forma de levar os serviços da Prefeitura para mais perto da população e foi identificado como uma oportunidade para tornar o aplicativo mais conhecido. Em dois meses, desde a participação no evento, a utilização quase dobrou, atingindo o mesmo número de participações dos cinco meses anteriores em 2018.

“Esperamos um aumento da participação da população. Hoje, a região Sudeste não nos envia muita demanda e nós temos percebidos que nos bairros em que participamos do Teresina em Ação, a população tem se manifestado mais na plataforma”, explica a gestora de monitoramento do Colab, Aurélia Araújo.

No total, a equipe fez 500 orientações na região do evento, divulgando o aplicativo e mostrando para a população no local como utilizá-lo. “Estamos apresentando para a população da região Sudeste essa ferramenta que é o Colab. O objetivo é reforçar essas explicações e pedir para que as pessoas baixem o aplicativo gratuitamente e assim possam colaborar com a gestão municipal, sinalizando os principais problemas que existem”, completa Aurélia.

Pelo Colab, as pessoas podem avisar aos órgãos competentes sobre problemas como buraco nas vias, imóveis abandonados e postes de iluminação com defeito, entre outras coisas, fornecendo fotografias, algumas informações e a localização do problema. Além disso, é possível se informar e opinar sobre possíveis cursos a serem oferecidos para a comunidade. O aplicativo é gratuito e disponível para aparelhos Android e IOs.