A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação, realizará a segunda edição do Hachathon THE, uma maratona de planejamento urbano para desenvolver ferramentas em busca de soluções para os problemas de urbanismo da capital piauiense. O lançamento será entre os dias 13 e 15 de agosto, nas universidades da capital com cursos em urbanismo e áreas afins.

Hackathon é um movimento mundial que propõe que as pessoas entrem em competição em um modelo de maratona. Um tema específico é repassado aos participantes, que em determinado tempo, individualmente ou em grupo, desenvolvem uma ferramenta de acordo com o que é pedido.

Em Teresina, o desafio deste ano é desenvolver ideias para intervenções de urbanismo que podem ser implementadas em Teresina. “Ano passado foi uma experiência muito boa, porque saíram ideias muito interessantes. Esse ano queremos levar uma ideia de diferente de Hackathon, porque todas as edições têm foco na criação de aplicativos, e queremos sair um pouco disso. Pensar o urbanismo smart de uma forma mais ampla, sem reduzi-lo ao aplicativo que é a ferramenta final. Devemos pensar desde o início em uma cidade mais inteligente”, destacou Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda 2030, departamento vinculado à Semplan e responsável pela organização do Hackathon.

Para Flávia Maia, coordenadora de sustentabilidade e resiliência da Agenda 2030, o Hackathon servirá para mostrar o verdadeiro conceito de urbanismo. “Temos que pensar nos dois elementos do conceito, o smart, que é a tecnologia inteligente, e o urbanismo. O urbanismo não é só o planejamento urbano, é toda uma forma de pensar a cidade. O que queremos é trazer a sociedade civil e os estudantes para mais perto do que chamamos de urbanismo real, para mostrar como a cidade é pensada dentro dos gabinetes, como as negociações são feitas, quais são os obstáculos, dentre outros pontos. Vamos ter diferentes dinâmicas para mostrar que o urbanismo tem um conceito muito amplo e é um constante trabalho de negociação”, concluiu.

A inscrições serão feitas online, a partir do dia 13 de agosto, no site da Semplan, e podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, que pode ser formado com pessoas de diferentes áreas. O evento acontecerá de 13 a 15 de setembro e ao final da maratona haverá premiação para os primeiros colocados.