Servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) reuniram no auditório da Secretária Municipal de Finanças (SEMF) representantes de todas as secretarias municipais de Teresina para a apresentação da nova planilha de custeio e do sistema de monitoramento de obras que está disponível no SIMAPP (Sistema de Monitoramento de Apoio a Programas e Projetos). A ferramenta de gestão, criada pela Prefeitura de Teresina, tem o objetivo de facilitar os trabalhos operacionais dos órgãos gestores na parte orçamentária.

A planilha de custeio contém todos os gastos dos órgãos da prefeitura, exceto investimentos. O controle de custo já era realizado pelo órgão gestor. A opção pela implementação no SIMMAP, que é uma ferramenta mais avançada, se dá para facilitar o controle do custeio.

“Estamos aproveitando a estrutura da ferramenta SIMAPP para colocar a planilha de custeio online, facilitando as trocas de informações e podendo fazer a consulta de custeio dos órgãos. Isso é um benefício para o fluxo de trabalho interno entre a Semplan e os outros órgãos”, ressaltou Eduardo Speeden, coordenador de orçamento da Semplan.

O sistema de monitoramento de obras foi criado para se ter um melhor monitoramento com os gestores. A plataforma vai disponibilizar a localização, recursos gastos, origem dos recursos, quantidade, dentre outras informações necessárias para o gestor tomar decisões sobre determinada obra. Cada secretário tem seu gestor de monitoramento, que é responsável por monitorar que cada gerência cadastre suas obras e a planilha de custeio, além de ser uma ferramenta que vai ser utilizada diretamente com o prefeito.

“É uma ferramenta interna que facilita o aprimoramento e a transparência da gestão dentro das secretarias. É um sistema que torna mais fácil a comunicação e o direcionamento das decisões tomadas. Cada secretário tem acesso a evolução financeira e física das obras, e todas as informações necessárias para a obra estão dentro desta plataforma”, concluiu João Pedro Campelo, gestor de monitoramento da superintendência de desenvolvimento urbano (SDU) Leste.

Entenda o SIMAPP

O SIMAPP é uma plataforma digital que permite o monitoramento de cada órgão municipal no processo de inserção, acompanhamento e análise de resultados dos indicadores definidos para a gestão. O objetivo é dar ainda mais transparência à gestão da Prefeitura de Teresina. O aplicativo conta com novo layout e outras funcionalidades que facilitam o controle interno da administração municipal.