A maratona metahackaton, promovida pela Prefeitura de Teresina, através da Semplan pela Agenda Teresina 2030, acontece a partir desta quinta (13) e vai até o próximo sábado (15). Trinta alunos de cursos relacionados a urbanismo foram selecionados para participar da maratona, que busca estimular o desenvolvimento de ferramentas que possam ser utilizadas para melhorar o aspecto urbanístico da cidade. A Agenda Teresina 2030 disponibilizou no seu Instagram (@Teresina_2030), a lista de confirmação dos participantes desta edição.

Hackathon é um movimento mundial que propõe que as pessoas entrem em competição em um modelo de maratona. Um tema específico é repassado aos participantes que, em determinado tempo, desenvolvem uma ferramenta de acordo com o que é pedido. Em Teresina, o desafio deste ano é desenvolver ideias para intervenções de urbanismo que podem ser implementadas na cidade.

Na quinta-feira, dia 13, a maratona acontece pela manhã e tarde na sede da prefeitura. Na sexta, 14, a metahackaton acontece pela manhã na Prefeitura de Teresina e a tarde ocorre o passeio de metrô, com embarque na estação “Engenheiro Alberto Silva” em destino à estação Parque da Cidadania. No sábado, 15, de 7 às 11 h, ocorre o encerramento da maratona, também no Parque da Cidadania. As propostas finais serão analisadas no prazo de 10 dias. A equipe vencedora levará um notebook como prêmio.

“Selecionamos 30 estudantes de urbanismo e áreas afins para percorrer os espaços da Prefeitura com a gente. Queremos mostrar o que significa o urbanismo real, que envolve todas as vertentes da construção da cidade.  O objetivo é fazer com que entendam o desafio dos servidores e conhecer tudo o que envolve transformar uma ideia em realidade”, destacou Leticia Meneses, colaboradora da Agenda Teresina 2030.

A Agenda 2030 também enviou um e-mail de confirmação de inscrição para cada um dos alunos selecionados. Caso o nome constado no Instagram @Teresina_2030 não tenha recebido o e-mail, entrar em contato pelo endereço eletrônico semplan.agenda2030@gmail.com.