Representantes da organização civil WRI Brasil, que trabalha com desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis, estiveram em Teresina nos dois primeiros dias desta semana para auxiliar na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina, que vem sendo discutido pela prefeitura com diferentes representantes da sociedade. O objetivo é que o plano diretor ajude a construir um novo modelo de cidade, mais denso e conectado, proporcionando mais qualidade de vida para a população.

Durante as reuniões com a equipe técnica da secretaria executiva de planejamento urbano, vinculada à Secretaria de Planejamento e Coordenação (Semplan), foram discutidos vários pontos de destaque do PDOT, como o macrozoneamento urbano e a estratégia DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável) que será utilizada em Teresina, buscando estimular o uso do transporte público.

“Nesses dois dias recebemos a ONG que vem ajudando no processo de revisão do Plano Diretor desde o ano passado. Eles escolheram Teresina para dar esse apoio técnico e institucional, principalmente porque escolhemos como eixo principal o DOTS. Fizemos ajustes na minuta de lei para melhor entendimento da estratégia para a população. Foi bastante proveitoso para conseguirmos uma minuta que leve a uma cidade melhor e mais sustentável”, conta a secretária executiva de planejamento urbano, Jhamille Almeida.

“A gente tem trabalhado com apoio na revisão de planos diretores no Brasil inteiro e isso é uma grande oportunidade de criar uma nova ereção de ramos diretores com cidades mais evoluídas do que a gente tem visto por aí, usando estratégias inovadoras. Teresina surgiu como uma grande parceira e tem alguns fatores favoráveis, como um prefeito mais esclarecido, com uma visão de cidade clara, uma equipe técnica e uma consultoria que garante uma troca de conhecimentos”, completa o gerente de desenvolvimento urbano da WRI, Henrique Evers.

Depois de elaborar uma primeira minuta de lei e manter reuniões periódicas com setores estratégicos para a revisão do PDOT, a prefeitura está recebendo sugestões até o próximo dia 30 através do email seplur.semplan@gmail.com. A partir daí as sugestões serão analisadas para a emissão de um relatório, com os motivos de cada proposta ter sido ou não acatada, antes da elaboração da versão final da minuta de lei.