Na manhã desta quinta-feira (13), a secretária Municipal de Planejamento e Coordenação, por meio da Agenda Teresina 2030, e a equipe do Colab realizaram a divulgação do aplicativo para pessoas da terceira idade do grupo Amizade Renovada, do CRAS Sudeste II, localizado no bairro Tancredo Neves. O objetivo é incluir essas pessoas para que possam, de maneira mais simples, ter um contato direto com a Prefeitura para a resolução de problemas estruturais no bairro.

Levar o Colab para esse grupo de idosos faz parte de uma série de atividades realizadas pela Agenda Teresina 2030 no projeto de mapeamento de memória afetiva. A ideia surgiu para incluir pessoas da terceira idade na plataforma digital, ressaltando a importância ao acesso das tecnologias e informando sobre os acessos facilitados pela Prefeitura.

“Nós recebemos o convite da Agenda Teresina 2030 para falar com esse grupo de idosos, e é muito interessante porque é uma forma de inclusão. Percebemos que no grupo poucas pessoas tinham celular e sabemos o quanto é importante que elas conheçam um pouco mais de tecnologia para levar informação para a família e amigos, sendo também multiplicadoras do Colab”, destacou Dalila Ramalho, coordenadora de operações do Colab.

Conceição Azevedo, de 74 anos, garante que vai ficar mais atenta ao mundo digital, assim vai compartilhar a facilidade da plataforma Colab. “Eu gostei muito do que vi aqui. Tudo que é para melhorar a nossa cidade é sempre bem vindo. Hoje a gente vive no meio da tecnologia, é tudo muito atualizado. Vou passar as informações do aplicativo aos meus filhos porque eles possuem celular, assim podemos melhorar nosso bairro e nossa cidade”.

Atualmente a plataforma possui 10% dos usuários com 50 anos ou mais, com 13% das publicações feitas por pessoas dessa faixa etária, um número ainda baixo. “Acho que o contato com a população é um amadurecimento da Prefeitura no atendimento ao cidadão. Durante esse encontro as pessoas falaram dos problemas que impactam no dia a dia, mas quando trazemos soluções mais fáceis, elas entendem de uma melhor maneira, facilitando a resolução do problema destas pessoas”, disse Dayanna Kraieski, gestora do Colab na Semplan.

Entenda o Colab

O Colab é uma ferramenta utilizada pela população para comunicar os problemas do seu bairro ao poder público, criando uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura, de forma que o cidadão possa colaborar mandando informações com fotos de problemas como buraco nas vias, imóveis abandonados, postes de iluminação com defeito, entre outras coisas que são recebidas pela ouvidoria da Prefeitura, e ao serem avaliadas, são encaminhadas para os órgãos responsáveis.