Representantes do Ministério da Cidades foram apresentados hoje (25), durante visita oficial a Teresina, ao Plano de Mobilidade Urbana do Município. A equipe acompanhou as principais obras concluídas e em andamento na capital piauiense, como os terminais de integração, novas avenidas, pontes e corredores de ônibus que têm melhorado o tráfego de veículos próprios e do transporte público nos últimos anos.

A visita começou ainda no Palácio da Cidade, onde o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Inácio Bento Júnior, acompanhado dos diretores Ricardo Caiado, do Departamento de Mobilidade Urbana, e Cléver Ubiratan, do Departamento de Planejamento e Informações da Secretaria de Mobilidade, assistiram a uma apresentação sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Além dos representantes do Ministério, participaram da reunião o prefeito Firmino Filho, o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga, o superintendente da Strans, Carlos Daniel Júnior, e o secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento, Ítalo Portela.

Créditos: Rômulo Piauilino

Os técnicos do Ministério conheceram as principais obras de mobilidade executadas na cidade, como os oito terminais de integração, dos quais seis estão concluídos e dois têm previsão de conclusão até o fim do ano. Outras intervenções também foram destacadas, como a Ponte Anselmo Dias, a Avenida Padre Humberto Pietro Grande, a duplicação da Avenida Rio Poty e as faixas exclusivas e corredores de ônibus. Também foram exibidas obras que ainda estão em andamento ou em fase de projeto, como a Avenida Ulisses Marques, a nova ponte sobre o Rio Poty, a Ponte da UFPI e o viaduto da Avenida Barão de Gurgueia.

“O Plano de Mobilidade Urbana tem sido implementado através da parceria com o governo federal e o Ministério das Cidades. Para nós é muito importante essa visita técnica, onde os representantes podem ver tanto as obras concluídas como as que estão em andamento”, disse o prefeito Firmino Filho.

Depois da apresentação, os representantes do Ministério e a equipe da Prefeitura fizeram um tour por essas obras. “Hoje temos aproximadamente 70% do previsto no Plano Diretor de Mobilidade Urbana concluído e temos essas outras obras que estão em andamento. A equipe do Ministério veio visitar essas obras que estão feitas e também em execução e confirmar o andamento dela dentro dos padrões”, afirmou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga.

Créditos: Rômulo Piauilino

“O Ministério das Cidades é o formulador das políticas e apoiador dos empreendimentos na área de Mobilidade Urbana, e o município de Teresina tem sido muito eficiente na aplicação dos recursos nessa área. A ideia dessa visita é estreitar esse relacionamento, com o Ministério chegando mais perto do município, que é quem de fato sabe das suas demandas e executa as ações de mobilidade”, finalizou Inácio Bento Júnior.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).