Na manhã desta quinta-feira (04), a secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), por meio da Agenda Teresina 2030, realizou uma oficina para o grupo Amizade Renovada, do CRAS Sudeste I, localizado no bairro Tancredo Neves. A oficina faz parte do projeto de Mapeamento da Memória Afetiva, que tem como objetivo resgatar essas memórias de Teresina a partir dos relatos de idosos.

A oficina teve o objetivo de buscar as memórias de vida das idosas. Uma dinâmica foi realizada, onde escreveram em um balão lembranças da infância, juventude e vida adulta, e puderam compartilhar suas recordações de familiares, amizades, brincadeira, dentre outros, com todos os que estavam presentes.

“A atividade de hoje faz parte de um conjunto de atividades da oficina que estamos desenvolvendo. A nossa intenção é trabalhar a memória afetiva vinculada ao patrimônio, e temos como patrimônio um conjunto de memórias coletivas que queremos trabalhar gradualmente. Realizaremos mais três oficinas que trabalham o estímulo a memória afetiva da vida delas, buscando saber quem são essas pessoas e a partir disso visualizar como era a cidade antigamente”, destacou Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

Francisca das Chagas, orientadora social do CRAS Sudeste I, garante que o trabalho que está sendo desenvolvido é importante e tem gerado ânimo no grupo Amizade Renovada. “Esse projeto está sendo muito importante. Para o centro de convivência está sendo ótimo. A cada dia que passa elas possuem mais entusiasmo de contar a histórias delas para as pessoas, e abordam também o que querem para o futuro. A Agenda Teresina 2030 trouxe mais uma atividade para o dia a dia delas”, concluiu.