A Agenda Teresina 2030, em parceria com Fundação Municipal de Saúde (FMS), lançou na plataforma Carto, mapas com indicadores de doenças como Dengue, Zica e Chikungunya, mostrando o número de notificações e casos confirmados dessas doenças em todos os bairros de Teresina. Os indicadores estão alinhados com ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), com o objetivo de facilitar o acesso as informações para uma solução mais rápida e eficaz no combate aos causadores dessas doenças.

A plataforma Carto possibilita o download dos dados inseridos nos mapas de indicadores de doenças. Através desse download, os órgãos responsáveis, juntamente com a sociedade, podem estar monitorando o problema nas áreas mais afetadas da cidade.

“Fizemos essa parceria com a FMS para fazer o monitoramento dessas doenças em todas às áreas de Teresina. Solicitamos os dados para a FMS e fizemos o Georreferenciamento. É uma maneira prática em que a população vai poder saber como anda a saúde no próprio bairro”, ressalta Karina Freitas, Arquiteta e Urbanista da Agenda Teresina 2030.

Nos mapas, pode-se visualizar facilmente os bairros com os maiores e menores índices de manifestações das doenças. São disponibilizadas planilhas abertas com mapas dinâmicos, facilitando a identificação para a redução e solução desses problemas.

“Essas informações são importantes, pois com ela buscamos chamar a atenção para uma conscientização social também, para incentivar o uso de medidas preventivas adequadas. Esperamos que juntamente com a gestão municipal, a sociedade realize mais uma ação de cidadania”, conclui Karina Freitas.

Para ter acesso aos mapas, basta acessar o site da plataforma Carto.