A equipe do Colab em Teresina está realizando divulgações e explicações sobre o uso do aplicativo ao longo da semana. Na noite desta terça-feira (6), a equipe se dividiu para apresentar a plataforma em uma faculdade na zona Leste e se reunir com lideranças do bairro Dirceu, buscando aumentar o número de usuários e a visibilidade do aplicativo, que funciona como uma forma da população encaminhar suas demandas diretamente à Prefeitura.

O Colab é utilizado pela população para comunicar à gestão pública os problemas do seu bairro. O aplicativo funciona como uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura, por meio do qual o cidadão colabora mandando informações com fotos de problemas como buracos nas vias e residências abandonadas, postes sem iluminação, dentre outras demandas, que são avaliadas pela Ouvidoria e encaminhadas para os órgãos responsáveis.

Para Dayanna Kraieski, gestora do Colab na SEMPLAN, a ferramenta é muito importante por ser uma plataforma de fiscalização que visa a melhoria da gestão pública na Prefeitura, mas que apesar da sua importância ainda é pouco conhecida pela população de Teresina.

“Nessa semana estamos realizando, além de reuniões e divulgações, monitoramentos nos órgãos da Prefeitura que recebem demandas do Colab. Nosso principal objetivo ao implementar essa agenda de atividades é dar maior visibilidade ao aplicativo, buscando sempre utilizar a prestação de serviços por parte da Prefeitura Municipal de Teresina”, ressaltou Dayanna.

Gustavo Carvalho é gerente de operações da empresa que desenvolve o Colab em São Paulo e está em Teresina para essa semana de atividades. Ele tira um saldo positivo dos primeiros dias e espera um crescimento no número de usuários ao final dessa semana.

“Tivemos apresentações positivas. O público presente recebeu muito bem o aplicativo, algumas pessoas até já conheciam a plataforma. Falamos sobre o que acontece a partir do momento em que a demanda é publicada e explicamos como funciona esse fluxo dentro da Prefeitura. Fomos transparentes e explicamos que existem prioridades nas demandas, mas que todas serão resolvidas. Esperamos que haja um aumento no número de usuários ao final desta semana”, concluiu.

O Colab foi fundado em 2013 e possui mais de 200 mil usuários em todo Brasil. Atualmente é utilizado por mais de 100 prefeituras. Teresina foi a primeira capital do Nordeste a aderir ao aplicativo, atendendo as demandas da população por meio da plataforma desde 2014. Desde 2016 o Colab faz um acompanhamento próximo da atuação da Prefeitura, auxiliando na governança, elaboração de projetos e no uso de todas as ferramentas da plataforma.