Em alusão ao dia da consciência negra, no último dia 17, aconteceu o evento Tambozada na Praça dos Orixás. O evento foi promovido pelo grupo Coisa de Nêgo, que se apresentou ao lado do grupo Ijêxa, levando para a comunidade a apresentação Tambozada, com o objetivo de promover cultura e levar a importância da data comemorativa à população.

A Tambozada foi ensaio aberto de toque de tambores para a comunidade, levando a cultura afrodescendente e simbolizando as tradições dos povos negros. Em sequência, houve a apresentação do grupo movimentação capoeira, levando a histórica dança afro para o público presente.

“A importância de simbolizar a população negra no Brasil é imensurável. Sempre estamos querendo chamar a atenção para a luta de igualdade racial e foi isso que fizemos no Parque Lagoas do Norte. Vimos um público bastante interessante, uma atividade onde as pessoas se aproximaram e criaram uma energia positiva juntamente com a batida dos tambores”, destacou Jorge Luís, coordenador geral do grupo Coisa de Nêgo.

“Foi um evento importante, pois reafirma a cultura afrodescendente que temos, e é nosso dever apoiar e contribuir com eventos que conscientizem a igualdade e o respeito entre todos. Estaremos com o Parque sempre disponível para ações como esta, que trazem cultura e cidadania para a comunidade”, disse Jorgenei Moraes, diretor do Parque Lagoas do Norte.

Dia da Consciência Negra

20 de novembro marca o dia da consciência negra em todo o país. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar a liberdade e a vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).