O Parque Lagoas do Norte vai ser o palco do 5° batizado de capoeira e da troca de graduações da Escola de Capoeira Naginga, coordenada pelo Mestre Neném. O evento acontece no próximo sábado (24), às 18 h, na administração do Parque, onde 18 novos alunos serão batizados e 12 receberão a nova graduação.

O batizado é um evento que acontece em uma roda de capoeira festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e os demais alunos já batizados passam para graduações superiores. O batizado se inicia ao comando do capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos que irão se batizar jogam com o capoeirista mais graduado, e normalmente o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas caso o capoeirista que estiver batizado julgue a queda desnecessária, não será realizada. No caso de alunos mais avançados, que passaram para graduação superior, o jogo poderá ser com mais de um capoeirista de maior graduação.

“O nosso projeto busca auxiliar na educação de crianças, jovens e adultos, demonstrando a capoeira cultural como representante de um patrimônio precioso. Mais uma vez vamos ter um batizado, mostrando que estamos crescendo e seguindo o caminho certo. Através do Parque Lagoas do Norte recebemos o apoio que nos traz grandes benefícios, proporcionando ajuda a várias famílias que moram próximas ao Parque. Graças a esse apoio temos obtido bons resultados desde o início do nosso projeto, em 2013”, destaca Mestre Neném, coordenador da Escola de Capoeira Naginga.

O diretor do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes, afirma que o projeto de capoeira no Parque tem transformado a vida de muitas crianças, e que se sente feliz em contribuir para o sucesso do projeto.

“Mais um ano em que teremos a entrada de novos alunos na escola Naginga. O trabalho realizado está sendo de grande importância para a comunidade, atraindo crianças e jovens para o esporte, que devido a sua filosofia, contribui diretamente para a formação da cidadania. Nós estaremos com o Parque Lagoas do Norte de portas abertas para apoiar projetos como esse, que buscam formar cidadãos através do esporte”, concluiu Jorgenei Moraes.