O projeto inicial para uma escola municipal de ensino fundamental em tempo integral foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), a pedido da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que consiste na construção de escolas em terrenos próprios em mais de um pavimento. O projeto será piloto no uso da tecnologia BIM na Prefeitura de Teresina.

Os modelos de projeto padrão da Semec para construção de escolas são feitas apenas em um pavimento, o que exige uma extensão maior para a construção térrea. A ideia é utilizar terrenos que não tenham a opção de expansão de pavimento e montar toda a estrutura necessária tida como base das escolas municipais, além de buscar melhorias.

“O projeto está sendo amadurecido. Nós, juntamente com outros profissionais, estaremos fazendo adaptações que complementem e tornem o projeto apto para iniciar a obra. Além disso, seremos também pioneiros no uso da tecnologia BIM, buscando a redução de gastos e tempo de execução, o que que também é nosso objetivo”, ressalta Débora Cavalcante, chefe de coordenação de planejamento urbano da Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLUR), da Semplan.

O projeto foi apresentado ao Secretário Municipal de Educação, Kléber Montezuma. Em fase inicial e de avaliação, o projeto deve sofrer alterações com uma maior elaboração, buscando melhorias estruturais que impactem positivamente no aprendizado e na qualidade da educação.

Além de nova estrutura, a escola está sendo preparada para receber medidas ambientais que visam uma maior sustentabilidade. “Para o desenvolvimento desse projeto foi levado em consideração o uso da dinamicidade, com uma interação maior com a natureza, buscando aproveitar sempre a ventilação natural, reutilização da água, hortas verticais e uso de energia solar, promovendo uma melhor eficiência energética do prédio. Todo o programa feito foi voltado buscarmos uma sustentabilidade e atender todas as necessidades de uma escola de tempo integral”, concluiu Débora Cavalcante.

Entenda o BIM

BIM significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção), que consiste em um sistema que inclui a modelagem inteligente do projeto em 3D, além da concentração de todas as informações de diversas áreas relacionadas à obra em um único documento, favorecendo uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que reduz a execução da obra em gastos e tempo.