A Escola Municipal José Nelson de Carvalho, localizada no Parque Alvorada, zona Norte de Teresina, recebeu intervenções do Programa Lagoas do Norte (PLN) através do Projeto Saúde Sem Lixo. A escola vinha sofrendo com o depósito inadequado de lixo na lateral do prédio, ocasionando transtornos para alunos e funcionários. Alguns dias após a intervenção, o local se encontra limpo, permitindo que as atividades aconteçam sem interferências.

A diretora da escola, Marli da Paz, acredita que o problema finalmente foi solucionado, mas afirma que continuará trabalhando para conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância da destinação adequada do lixo.

“Nós já estamos com cerca de quinze dias que o lixo foi retirado da lateral da escola e, nesse período, já percebemos que aconteceram mudanças. Não sentimos mais o mau cheiro e a quantidade de insetos reduziu bastante dentro da escola. As pessoas não depositam mais lixo aqui, o que traz beneficio para todos. Acredito que dessa vez, com a parceria do Lagoas do Norte, conseguimos conscientizar a população e retomar as atividades da escola normalmente”, disse.

O PLN desenvolveu ações em várias etapas. Foram realizadas gincanas ambientais, palestra de sensibilização, roda de conversa com os pais e comunidade, plantio de mudas e a limpeza da rua, inibindo as pessoas de jogarem lixo na escola.

Thalisson Eliziares, aluno do 7º ano do ensino fundamental, diz que a limpeza do lixão está ajudando bastante para desempenhar suas atividades. “A limpeza foi muito foi muito boa. Agora não precisamos sair de sala no meio da aula por conta do mau cheiro. As atividades trazidas para escola só trouxeram coisa boas e ficamos muito felizes”, ressaltou.

“Estamos bastante lisonjeados pela resposta da comunidade do Parque Alvorada, próximo à Escola José Nelson, com a sensibilização para a erradicação do lixão. Hoje já não se encontra mais lixo no local. Temos certeza que problemas como esse se resolvem assim, com a parceria entre instituição e comunidade. Estamos organizando um mutirão para a construção da calçada na lateral da escola, além de estarmos observando e monitorando o que acontece no local. Esse é um projeto piloto que estamos desenvolvendo para ser realizado em outros locais. Temos 12 pontos de lixo que identificamos na zona Norte e que receberão a intervenção do Projeto Saúde Sem Lixo”, concluiu o diretor do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes.