Técnicos da Agenda Teresina 2030 e da Superintendência de Trânsito, acompanhados do Prefeito Firmino Filho, apresentaram na quinta-feira (13), no salão nobre da Prefeitura de Teresina, o sistema de transporte público da cidade para uma comitiva formada por representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento e de duas ONGs especializadas em mobilidade sustentável. A visita faz parte da implementação do Observatório de Mobilidade Urbana, projeto teresinense que é financiado pela AFD e visa trazer mais transparência e eficiência para o transporte público da capital piauiense.

A AFD foi representada pela diretora Nathalie Yannic. Além dela, estiveram presentes Patricia Caldeiron, da ONG Despacio, e Clarrise Cunha Linke, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que irão prestar consultoria nesta fase do projeto. A apresentação marca o início dos trabalhos para implementação do observatório, superada a fase de discussões e planejamento. A equipe irá discutir detalhes do termo de referência para posterior licitação para tirar o projeto do papel. A iniciativa busca modernizar a gestão do transporte público em Teresina.

“É uma parceria que busca novos conhecimentos sobre mobilidade urbana para que nós possamos evoluir no enfrentamento dos desafios que estamos vivendo. A AFD tem um compromisso com a redução dos gases poluentes e a mudança do modelo de mobilidade urbana tem um papel importante nesse enfrentamento. Não tenho a menor dúvida que ao longo do tempo esses nossos contatos com essas entidades internacionais vão propiciar novos investimentos e tecnologias para que Teresina tenha acesso ao que está acontecendo no resto do mundo”, disse o prefeito Firmino Filho.

O Observatório da Mobilidade será uma plataforma que, utilizando a mesma tecnologia de encriptação de dados que as bitcoins, conhecida como Blockchain, irá gerar e disponibilizar indicadores do transporte público, como horários, atrasos, tempo de viagem, número de passageiros, etc. Assim, a ideia é que o sistema se torne mais transparente e eficiente.

“A gente teve antes uma fase de montagem de como seria e agora estamos com a consultoria para começar a implementar. É uma cooperação com a prefeitura para melhorar a gestão da operação do transporte público. Tivemos investimentos em infraestrutura, com a construção dos terminais, corredores, pontes e avenidas. Agora a gente quer melhorar a capacitação técnica da prefeitura, com mais qualidade na gestão”, explica a coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchôa.

O projeto foi um dos 16 escolhidos entre dezenas de iniciativas espalhadas pela América Latina para receber um financiamento de 500 mil euros da AFD. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram escolhidas pelo Programa Euroclima + para receber esta verba. Após a seleção, os técnicos da Prefeitura de Teresina elaboraram o planejamento para implementação do projeto, que começa na prática agora, com o apoio das consultorias contratadas pela Agência Francesa.

“Essa é uma missão de começo de trabalho, avaliando os termos de referência que foram montados, o que será preciso contratar, etc. Vamos revisar indicadores, formas de coletas de dados que podem ajudar na melhora da operação, no diálogo com a população, entre outras coisas. Então estamos trazendo um apoio técnico para que Teresina possa avançar com essa agenda, finaliza Clarisse Cunha Linke, do ITDP.