Técnicos da Prefeitura de Teresina e o secretário de Planejamento e Coordenação, José João Braga, reuniram-se na manhã desta quinta-feira na SEMPLAN para fazer um balanço dos objetivos de 2018 e o planejamento para o primeiro semestre de 2019 no processo de implantação da plataforma Building Information Modelling (BIM). As metas e prazos deste ano foram efetuadas em 80% do planejamento, enquanto as projeções para o próximo ano visam a entrega do projeto piloto com o uso da plataforma e o treinamento para os servidores.

Os objetivos de 2018 consistiram na mobilização da plataforma na Prefeitura, definição do núcleo BIM (NUBIM), escolha da empresa para ministrar o treinamento e contratação de softwares. Os próximos passos em 2019 estão sendo planejados com a entrega do Case BIM, que é um projeto piloto para uma escola municipal de Ensino Fundamental em tempo integral em terrenos próprio, que será a primeira em mais de um pavimento entre as escolas municipais, e também o treinamento para servidores municipais, que serão selecionados através de currículo.

“Finalizamos o ano positivamente. Conseguimos cumprir metas importantes esse ano e assinamos contrato junto à empresa que vai nos fornecer todos os softwares necessários no primeiro momento de implementação do projeto piloto da escola de tempo integral, que já foi aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Nós faremos o comparativo do que era feito anteriormente com a forma que será feita com o BIM, mostrando as vantagens trazidas com o uso da plataforma”, ressalta Virginia Moura, coordenadora geral do núcleo de implantação do BIM na Prefeitura de Teresina.

A empresa contratada será responsável também em realizar o treinamento dos servidores municipais, além de fornecer os softwares, suporte e consultoria necessárias durante todo o processo de implementação do projeto piloto construído através da tecnologia BIM.

“O treinamento será destinado às pessoas que participam do NUBIM e que vão realizar o projeto piloto, que são servidores municipais. Vamos também selecionar servidores de diversas secretarias que enviaram currículo para Prefeitura através de convites, onde os selecionados receberão o treinamento sobre a plataforma”, concluiu Virginia Moura.

Entenda o BIM

BIM significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção), que consiste em um sistema que inclui a modelagem inteligente do projeto em 3D, além da concentração de todas as informações de diversas áreas relacionadas à obra em um único documento, favorecendo uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que reduz a execução da obra em gastos e tempo.