Além das centenas de crianças se divertindo com brincadeiras, atividades esportivas e educativas, as mães também participam da Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte. As oficinas profissionalizantes oferecidas para as mães envolvem cursos de artes e decoração de balões e produção de bijuterias e bolsas, propiciando uma atividade de lazer e uma possível fonte alternativa de renda.

Krisdelane Oliveira foi instrutora da oficina de produção de bijuterias e bolsas com o uso de resíduos sólidos. Ela conta que a oficina foi de grande aprendizado para as mães e também para as instrutoras.

“Estamos passando que todo material que elas acham que é lixo pode ser reutilizado para fazer bijuterias, bolsas, recipientes e artigos de decoração. Além de aprender, elas podem começar a produzir para vender, fazendo da atividade uma fonte de renda. As oficinas são ótimas porque também aprendemos com elas, pois colocam toda a sua criatividade para fora e passamos a trocar conhecimento”, ressaltou.

Josane Ribeiro, 43 anos, foi uma das participantes da oficina. Ela diz que foi gratificante participar desta ação e que vai continuar com a prática do que aprendeu no curso.

“Foi muito bom. Trouxe as crianças para brincar e ao invés de ficar em casa, estava aprendendo algo útil e ocupando a mente. Vou continuar a praticar o que aprendi aqui, pois vou utilizar tanto para mim, quanto para venda, pois vai me possibilitar outra fonte de renda”, disse a participante.

“Ficamos bastante gratos com a ideia. Enquanto as crianças se divertem com as diversas atividades da colônia de férias, as mães se qualificam no ponto de vista profissional, unindo o útil ao agradável. Você tem seu filho brincando com segurança e tranquilidade no parque e simultaneamente estão aprendendo coisas novas”, concluiu Jorgenei Moraes, diretor do Parque Lagoas do Norte.

Outras atividades

A colônia de férias levou para as crianças o cineminha educativo, que já é uma marca registrada do Parque Lagoas do Norte. São filmes interativos em que as crianças têm a oportunidade de assistir na telinha temas como lixo, saúde e outros, e depois praticarem ao que assistiram. A conscientização ambiental ficou por conta da parceria da Semduh, que trabalhou a sensibilização para a destinação adequada do lixo com o super-herói pevinho, mascote da coleta seletiva de lixo da Prefeitura de Teresina.

A Strans levou orientações de segurança no trânsito como, andar sobre calçadas, passas na faixa de pedestre, usar o cinto de segurança, e outras orientações adequadas para as crianças. Práticas esportivas como vôlei, futebol, handebol de areia, dentre outras modalidades, também foram praticadas no parque.