Na manhã desta terça-feira, a coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchôa, reuniu-se com representantes da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) para o alinhamento dos detalhes finais da contratação do Plano Diretor de Dados Abertos, que é o planejamento da gestão de dados do município para que sejam disponibilizados de forma aberta para população, sendo constantemente atualizados.

Para realizar a abertura de dados, é feito um diagnóstico para classificar por ordem de relevância para a população os dados que devem ser divulgados. Depois, as atualizações desses dados serão feitas pelos órgãos municipais responsáveis, que também irão estipular a periodicidade em que deve haver a inserção de novas informações.

“É importante abrir os dados da cidade para a população para que as pessoas possam utilizar o que está sendo disponibilizado. Os dados terão um formato editável, para que seja aproveitado em trabalhos científicos na universidade, para empresas e outras áreas, porque agrega valor de conhecimento e econômico. Teresina sai na frente, pois além de agregar esses valores, presta conta com a população do que está sendo feito com os recursos destinados ao munícipio”, ressaltou Gabriela Uchôa.

A participação da população na elaboração do plano de dados é colocada em destaque. A ideia é que haja contato direto com a sociedade. Foi criado uma espécie de repositório de dados, que será implantado no site da Prefeitura de Teresina com acesso facilitado. Outras formas de comunicação, como audiências e momentos de diálogo serão realizados buscando orientar a população de como utilizar os dados. Outra proposta é a criação de “cafés hackers” dentro da cidade, para que as pessoas possam conversar e participar da implementação do plano de dados abertos.

“É importante saber que tipo de dados as pessoas querem, saber como querem a abertura desses dados e de que forma desejam esse processo. Temos a missão de dar continuidade ao projeto, e para isso, estamos capacitando os servidores de todas as secretarias para que passem os dados de sua responsabilidade, atendendo as demandas da população”, concluiu Gabriela.