A Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (06) com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), para definir os indicadores que serão de responsabilidade do órgão para a geração de dados que serão divulgados para a população na plataforma de dados abertos.

A iniciativa tem como objetivo fazer um governo aberto, com os dados das secretarias alinhados aos indicadores e metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornando a gestão municipal mais transparente.

Na ocasião, foram identificados os indicadores de iluminação, drenagem, asfalto, coleta seletiva, orçamento popular e habitação. Esses indicadores terão seus dados quantitativos monitorados e elaborados para que possam ser divulgados na plataforma de dados abertos. A ideia é de que haja, além transparência para o município, mudanças para a população com o acesso das informações e aumento na produção dos servidores, adequando a forma de trabalho aos novos recursos e investimentos que surgirão a partir desses dados.

“Teremos os dados desses indicadores a partir dos relatórios que já são produzidos e que transformaremos em uma linguagem mais popular para que a sociedade possa estar mais ciente do que está acontecendo na cidade e de como podemos melhorar a gestão do município. Estamos realizando reuniões com todas as secretarias para alinhamento dos indicadores, e assim,  gerar os dados que serão divulgados na plataforma de dados abertos, buscando sempre a transparência do trabalho realizado pela Prefeitura”, destacou Andressa Ívinna de Araújo, colaboradora da Agenda Teresina 2030.

Augusto César, engenheiro eletricista e chefe de Obras da Coordenação de Iluminação da Semduh, ressalta a importância de ações que buscam a transparência da gestão. “É importante mostrar a transparência do trabalho realizado pela Prefeitura, de forma que os cidadãos e os próprios servidores municipais tenham acesso ao que cada secretaria faz. De uma forma simples e prática todos terão as informações que irão beneficiar a população”, pontuou.