SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 15 de Dezembro de 2017

Você está em » Destaques

Agenda 2030 é selecionada como Fellowship da OEA

18/05/2017 - 09h05
Agenda 20130

A Agenda 2030 foi um das 22 práticas selecionadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em governo aberto. Dividida em cinco eixos – Cidade Sustentável, Cidade de Oportunidades, Cidade de Direitos, Cidade Criativa e Governança Eficiente –, a Agenda apresenta as informações compiladas da Prefeitura de Teresina e as diretrizes que estão guiando o crescimento urbano econômico e social da cidade.

 

O programa de Fellowship OEA se propõe a criar uma rede de agentes para debater sobre governo aberto e o impacto em cada uma das regiões selecionadas. Durante um ano, representantes de cada um dos projetos selecionados irão participar de oficinas, seminários, trocar experiências e desenvolver projetos com a intenção de melhorar a transparência nas suas áreas.

 

“Teresina tem muito a ganhar com esse projeto da OEA. Durante os próximos meses, iremos desenvolver uma estratégia de governo aberto para a cidade. Isso significa mais transparência, mais dados disponíveis para a população, que poderá acessá-los, compreendê-los e também ser um agente de colaboração”, afirma a coordenadora da Agenda 2030, Gabriela Uchoa.

 

Ela explica que o programa é divido em quatro fases. Na primeira, um curso virtual, os representantes das 22 práticas selecionadas puderam apresentar suas ideias e trocar experiências. A segunda etapa, que acontece na próxima semana em Washington, nos Estados Unidos, irá reunir também especialistas em governo aberto e discutirão temas relacionados a questões de transparência, acesso à informação pública, e-governo, a participação do cidadão e colaboração, desenvolvimento e utilização de dados abertos, inovação aberta e pública.

 

Para o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a troca de experiência com outros países que também trabalham com governo aberto é fundamental para Teresina. “A administração municipal disponibiliza suas informações para sociedade de forma transparente. Depois desse um ano, a Agenda 2030 ficará muito mais rica e muito mais atrativa, pois poderemos oferecer para população as informações em diversos formatos, facilitando o acesso”, destaca.