Teresina, 19 de Agosto de 2017

Você está em » Destaques

Blitz sensibiliza motoristas para cuidados com cágados

15/03/2017 - 11h03
DSC01482

A manhã desta quarta-feira (15) foi dedicada à sensibilização dos motoristas que trafegam pela Avenida Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. Durante uma blitz educativa, técnicos da Prefeitura de Teresina mostraram a importância dos cágados de barbicha, espécie comum na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte.

Nessa época do ano, por conta do período chuvoso, os cágados conseguem sair das lagoas e atravessas as ruas e avenidas. De acordo com a bióloga e educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte, Zelinda de Oliveira, os animais não conseguem retornar ao ambiente natural e correm o risco de atropelamento.

“Ao fazer ações como a blitz, queremos alertar os motoristas para que tenham cuidado ao transitar nas vias que ficam próximas às lagoas, que eles reduzam a velocidade, desviem quando encontrem um animal. Dessa forma queremos reduzir o número de animais que são atropelados”, afirma. Ela lembra os cuidados devem ser de todos. “Nossa intenção ao fazer a blitz é mostrar para todos a importância da preservação dessa espécie”, complementa.

Durante a ação, foram entregues panfletos educativos e realizadas pequenas conversas. Quem passou pela blitz parece ter aprendido a lição. Silvestre Filho, morador da zona Norte, conta que vai redobrar os cuidados ao andar pela Avenida Boa Esperança. “De vez em quando trafego por aqui e vejo esses animais. Já tinha o cuidado, agora é redobrar”, comenta.

Para a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, é importante que os motoristas se conscientizem de que é preciso reduzir a velocidade na via por onde os animais silvestres costumam realizar a travessia. “Participamos dessa ação com o objetivo de alertar as pessoas para evitar o atropelamento desses animais. Conversamos com os condutores e mostramos a necessidade de uma mudança de comportamento ao circular por essa avenida, especialmente nesses dias chuvosos, quando são registradas as travessias dos animais silvestres”, complementa.

A blitz educativa foi realizada pela Prefeitura de Teresina, através do Programa Lagoas do Norte. Além da Strans, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Trabalho e Assistência Social (SEMTCAS), o 9° BPM e a CPTRAN participaram da ação.