SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 21 de Novembro de 2017

Boas Práticas

      Com o objetivo de apresentar e discutir práticas de sucesso implantadas em outras cidades do Brasil e do mundo, a Prefeitura de Teresina realizou no dia 10 de julho de 2015 a Oficina Boas Práticas, com a participação de técnicos de diversos órgãos da administração municipal e do representante do Programa Cidades Sustentáveis, Américo Amorim Sampaio.

 

      A Prefeitura de Teresina tem avançado na criação de uma cidade para as pessoas. Para isso, temos feito mudanças importantes na legislação municipal, como o IPTU progressivo, as leis de calçadas e de drenagem, e a lei de parcelamento do solo, que impede o espraiamento horizontal da zona urbana da cidade. Além disso, estamos finalizando o plano diretor de saneamento básico e o plano diretor cicloviário e já iniciamos importantes obras de mobilidade urbana que privilegiam o transporte coletivo e o não motorizado. Na oficina, os técnicos da SEMPLAN apresentaram práticas de sucesso implantadas noutras cidades e iniciaremos uma discussão com todos os órgãos municipais, usando essas práticas como inspiração para desenvolver políticas públicas semelhantes em Teresina”, comentou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

 DSC03772

       Para o representante do Programa Cidades Sustentáveis, Américo Amorim Sampaio, a capital piauiense tem avançado em planejamento e modernização da gestão pública: “Uma cidade sustentável é aquela em que se privilegia as pessoas, aprofundando os instrumentos democráticos e avançando em arranjos econômicos inclusivos e na construção de uma consciência coletiva de visão de mundo que se refletirá em comportamentos. Nesse sentido, é importante legislar, como Teresina tem feito, e também refletir institucional e socialmente sobre os rumos da cidade, a exemplo da consulta popular feita pela administração municipal de Teresina para elaboração do plano diretor cicloviário”, declarou.

 

        De acordo com Américo Sampaio, a busca por boas práticas deve ser ponto de inspiração para os técnicos municipais: “Esse momento de hoje é muito importante, porque além de serem apresentadas práticas sustentáveis que deram certo em diversas partes do mundo, a administração municipal está partindo de um diagnóstico da realidade local, ou seja, as boas práticas estão sendo mostradas aqui como inspiração, não como modelo pronto e engessado. Precisamos pensar sempre nas especificidades de cada local, a fim de que as boas práticas sejam implantadas com adequação à realidade do município”, ressaltou.

 DSC03776

Para baixar as apresentações clique nos link abaixo:

 

  • Grupo 1 – Coordenação – Virginia

 

  • Grupo 2 – Coordenação – Nélcia

 

  • Grupo 3 –  Coordenação Gabriela

 

 

 

 

Para ver as fotos da Oficina Clique Aqui