SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 26 de Junho de 2017

Cidades Sustentáveis

lagoas_norte

Pensar numa cidade para as pessoas e com foco na sustentabilidade e transparência, uma das metas do prefeito Firmino Filho, agora também é um compromisso de gestão. Isso porque Teresina aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis. O projeto tem como foco diversos eixos que aperfeiçoam os indicadores sociais que, ao serem trabalhados, melhoram a qualidade de vida da população.

 

 

O Programa Cidades Sustentáveis oferece ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Os gestores recebem uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.

 

 

b7547fa106

Dentro do Programa, a cidade deverá trabalhar 12 eixos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; cultura para a sustentabilidade.

 

 

Teresina foi a 21ª capital a aderir ao programa no país e, de acordo com o coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi Pereira, a capital piauiense conta com vantagens em relação a outras cidades, já que muitas das metas previstas no programa já estão incluídas no Plano Plurianual. “É uma prova de que Teresina tem uma boa prática de planejamento e gestão, com pessoas preocupadas com a cidade. Essas boas práticas dos municípios servem de referência para outros”, finalizou.

 

Em 2014, houve um concurso dentre as 267 cidades signatárias deste Programa e Teresina conquistou o 3º lugar na Categoria Cidades PCS - premioGrandes da primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, que reconhece a criação e o desenvolvimento de observatório de indicadores sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais dos municípios brasileiros. Cabe destacar que Teresina foi a única cidade premiada no Nordeste.

 

Mais informações sobre o programa, clique no link abaixo:

Cidades Sustentaveis

 

Para acessar as principais publicações do Programa:

GPS

GPS ANEXO

Indicadores

MAPA DESIGUALDADE

 

Clima

jUSTIÇA