Teresina, 15 de Dezembro de 2017

Você está em » Notícias

Em Brasília, Firmino busca recursos para galeria no Portal da Alegria e asfalto

17/05/2017 - 09h05

O prefeito Firmino Filho está em Brasília para cumprir uma intensa agenda na Esplanada dos Ministérios, no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Ele tenta a liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 7 milhões para asfalto, empréstimo para a compra de novo maquinário para a incrementar a produção asfáltica da capital, a parceria com a Caixa para a construção do sistema de drenagem no Portal da Alegria e também com o Ministério dos Esportes para a operacionalização de importantes espaços esportivos da capital.

“Essa viagem tem vários objetivos. Brasília sempre concentra as fontes de financiamento para projetos e obras da Prefeitura. Vamos ao Banco do Brasil falar sobre o empréstimo de cerca de de R$ 5 milhões para que a gente possa comprar novas máquinas de capeamento asfáltico, assim como maquinario para que possamos produzir asfalto de forma mais barata e de forma mais sustentável do ponto de vista ecológico”, explica Firmino.

Junto à Caixa Econômica Federal, o prefeito prossegue com as tratativas relacionadas à construção da galeria do Portal da Alegria. O financiamento da obra deverá ser feito com recursos do FAR, que é um fundo de natureza privada, mantido com arrecadação do FGTS, o mesmo que financia os conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, que é o caso do residencial que será beneficiado com a obra de drenagem. “Existe uma nova ideia de que o FAR, que é o proprietário dessas casas do Minha Casa, Minha Vida, financie a obra. Temos o projeto da galeria, que custará R$ 40 milhões e prevê a construção de três piscinões, galeria fechada e galeria aberta”, diz o prefeito.

No Ministério das Cidades, Firmino tratará da liberação de R$ 7 milhões referentes a uma emenda do deputado Marcelo Castro que será destinada a obras de afaltamento em avenidas importantes, como a Henry Wall de Carvalho e Valter Alencar, na zona sul.

Já no Ministério dos Esportes, será discutida a operacionalização de três grandes centros esportivos que a Prefeitura está concluindo: a Pista de Bicicross, situada na zona sudeste; o Centro de Judô Sarah Menezes; e o Centro de Iniciação Esportiva, que fica no bairro Vale do Gavião.

Firmino Filho também irá ao Ministério da Cultura para tentar liberar recursos para a realização do Salão do Livro do Piauí, que acontecerá no período de 02 a 11 de junho, na Universidade Federal do Piauí.

FONTE: SEMCOM