SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 21 de Setembro de 2017

Você está em » Destaques

Famílias comemoram instalação das ligações intradomiciliares

04/09/2017 - 12h09
DSC03380

As instalações das ligações intradomiciliares do residencial Lagoa Azul, área de intervenção do Programa Lagoas do Norte, estão sendo concluídas. São beneficiadas as famílias que atendem aos requisitos do CADÚnico.

 
“Nesse residencial, a grande maioria das famílias atende ao perfil do CADÚnico e recebeu a ligação de forma gratuita. Parte do esgoto dessas casas ia para rua e acabava chegando a lagoa. Realizada as obras, essa lagoa não será mais poluída com o esgoto das casas, uma vez que os dejetos terão sua destinação e seu tratamento corretos”, explica o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Cleto Baratta.

 

Os moradores que já foram beneficiados percebem as melhores e comemoram. “Em casa antes desse projeto de saneamento, eu tinha fossas que sempre entupiam e era a maior dificuldade para resolver. Melhorou muito e não temos mais os esgotos abertos no meio da rua”, diz a dona de casa Irlanda Carvalho, que mora no bairro há dez anos.

 
A comerciante Maria Mendes lembra que, com a rede completa, a população passa a ter mais qualidade de vida. “É muito importante para a vida da população o saneamento. Faz parte do nosso dia-a-dia e mostra o quanto a cidade está evoluindo. Agora posso dizer que tenho mais saúde e qualidade de vida pela ausência de esgoto a céu aberto”, relata.

 
O saneamento básico é composto por um conjunto de medidas que visam preservar e melhorar as condições do meio ambiente, além de promover a qualidade de vida da população.
“O saneamento, através do Programa Lagoas do Norte, tem uma importância muito grande pois é voltado para a qualidade de vida dos moradores e também a relação entre eles e o meio ambiente. Com o tratamento sanitário, conseguimos uma diminuição dos locais de proliferação de doenças e bactérias, por exemplo”, lembra o coordenador da Unidade de Projeto Socioambiental, Jorgenei Moraes.