SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 23 de Abril de 2018

Você está em » Destaques

Gestão financeira de Teresina é destaque em evento do Banco Mundial

17/04/2015 - 12h04

A experiência da Prefeitura de Teresina em gestão de finanças públicas foi apresentada ontem (16) em evento do Banco Mundial, em Florianópolis – Santa Catarina.

 

“A Prefeitura de Teresina utilizou pela primeira vez a metodologia PEFA (Programa de Despesa Pública e Responsabilização Financeira) em 2005 e estamos agora utilizando pela segunda vez. A equipe do Banco Mundial tem relatado em reuniões os diversos avanços da Prefeitura de Teresina na gestão das finanças públicas, como a utilização de um sistema orçamentário integrado ao financeiro e o controle mais efetivo dos empenhos e das contas da PMT”, explicou Katiara Moura, Assessora da Coordenação Geral do Orçamento, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

 

O convite para que Teresina apresentasse sua experiência exitosa no Workshop sobre a Atualização do Quadro de Avaliação PEFA no Desempenho da Gestão das Finanças Públicas partiu de João Vicente Campos, especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial.

 

“O PEFA analisa indicadores relacionados a orçamento, finanças, folha de pagamento de pessoal, licitações, controle interno e externo, além da atuação legislativa do Município, proporcionando uma visão geral do ente participante. Além dos avanços na gestão financeira, a Prefeitura de Teresina avançou também na elaboração de peças orçamentárias, a exemplo da LDO 2016 enviada à Câmara Municipal no último dia 15. O PEFA tem sido um guia básico dos nossos investimentos para modernização das estruturas orçamentária e financeira da Prefeitura Municipal de Teresina”, encerrou Katiara Moura.