SEMPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação
Teresina, 15 de Dezembro de 2017

Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável

Juntos1

Créditos: Renato Bezerra

 

A Prefeitura de Teresina aderiu ao Projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”. A parceria foi selada em junho/2014 com o Instituto Comunitas, que é fruto da coalizão de lideranças empresariais dispostas a atuarem em parceria com gestores municipais para o fortalecimento da gestão pública no Brasil.

 

O Projeto já está nos municípios de Pelotas, Paraty, Campinas, Santos, Juiz de Fora, Curitiba, São Carlos e Itirapina e agora chega a Teresina. “A escolha de Teresina para ser incluída no Projeto levou em consideração o planejamento, a postura ética da gestão. Selecionamos municípios que possuem prefeitos sérios que desenvolvem ideias inovadoras em uma gestão pública eficiente que possa ser exemplo para outros municípios”, explicou a diretora-presidente do Comunitas, Regina Siqueira.

 

A ideia é desenvolver uma governança compartilhada onde se possa obter resultados positivos para a cidade e gestão pública. “O programa nos foi apresentado em setembro do ano passado e trouxemos o projeto para o prefeito. O que chamou atenção foi esse desejo de proporcionar uma gestão compartilhada e que fosse focada na eficiência e melhoria no planejamento e obtenção de resultados”, comentou o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim.

 

O prefeito Firmino Filho falou das mudanças sociais, econômicas e políticas dos últimos anos e destacou que as cobranças populares nas manifestações das ruas é por uma gestão pública eficiente e que apresente resultados. Para isso, reforçou ele, é preciso buscar o fortalecimento das instituições. “Sem boas instituições não há o fortalecimento da gestão pública. Com o projeto Juntos, o que esperamos é dar um salto qualitativo no fortalecimento das nossas instituições, discutindo as questões micro para que se chegue a um nível macro. Vamos fazer dessa parceria com o Comunitas e nosso empresariado local, um caso de sucesso”, frisou o prefeito.

 

Em Campinas (SP), por exemplo, o Programa foi lançado em novembro do ano passado e já contabiliza 100% das metas de equilíbrio fiscal atingidas. O caixa da Prefeitura teve um incremento de cerca de R$ 130 milhões – por meio da otimização de despesas e incremento de renda – e colaborou com a captação de cerca de R$ 500 milhões em projetos e repasses do Governo Federal.

 

O programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um modelo inovador de parceria público-privada que se destaca pelo alto poder de replicabilidade e adaptabilidade aos diferentes contextos e características dos municípios de atuação. A parceria para execução do Programa funciona da seguinte forma: os parceiros empresariais, além do repasse de recursos, participam de Comitês nos quais colocam sua experiência em gestão e suas boas práticas em projetos de impacto social a serviço da sociedade; as prefeituras municipais se comprometem a dispor de equipes específicas em cada secretaria envolvida nas ações do Programa, colocando o conhecimento técnico e o domínio da máquina pública a serviço da incorporação das novas ferramentas e processos; a Comunitas atua na articulação dos parceiros empresariais, públicos e técnicos, garantindo a participação dos envolvidos nas instâncias de tomada de decisão, de advocacy e de avaliação de resultados.

 

Em 2014, foi realizado o estudo sobre as receitas municipais e sugeridas melhorias para ampliar/modernizar a arrecadação própria. Encontram-se em fase de implementação a redução das despesas.

 

Para acessar a pagina oficial do Projeto “Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável” clique aqui