Teresina, 23 de Abril de 2018

Você está em » Destaques

Começa a 1ª etapa do Circuito Nacional de Handebol de Areia no Lagoas do Norte

14/04/2018 - 11h04

Dia de sol, areia e muitas jogadas. Teresina se transformou, neste sábado(14), na arena brasileira do handebol de areia. Começou no Parque Lagoas do Norte a primeira etapa do XIII Circuito Nacional do Handebol de Areia, realizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB).

O primeiro dia de evento esportivo iniciou às 08h e segue até às 17h. São 15 equipes no total, sendo nove masculinas e seis femininas. O Piauí está representado por duas equipes masculinas e uma feminina, todas do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Participam também equipes da Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Do masculino avançam às quartas de final os oito primeiros colocados, enquanto no feminino, os quatro melhores times seguem direto para a semifinal. Quartas, semi e final serão realizadas neste domingo(15), de 08h às 12h.

A técnica do time do Rio Grande do Norte, Ilane Kateline, ressaltou que a equipe quer levar de volta para o estado o título de campeã. “Este é o terceiro ano que a gente vem. Nos dois últimos fomos a equipe campeã e trabalhamos bastante para sairmos daqui novamente com esse feito”, declarou. Expectativa também compartilhada pela jogadora do time feminino do IFPI, Jaqueline Gomes. “Foram dias e dias de muito treino e viemos também mostrar que somos capazes de um bom nível competitivo”, afirmou.

No handebol de areia a quantidade de atletas é menor do que no de quadra, sendo 10 jogadores ao total. Cada jogo conta com chamados dois sets de 10 minutos cada. As pontuações são diferenciadas. Gols feitos pelo goleiro(a) valem 2 pontos, por exemplo.

A competição, que vem sendo preparado desde dezembro de 2017, conta com a parceria da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, e do IFPI. Para o técnico da seleção brasileira de handebol e diretor técnico da competição, Antônio Hermínio Guerra, o evento mais uma vez tem sido um sucesso, oferecendo a melhor estrutura para o desempenho dos atletas. “Embora não tenha praia, Teresina é propícia para esse esporte. No Parque Lagoas do Norte a quadra é de nível internacional, fora os ótimos atletas e toda a estrutura e o apoio logístico dos parceiros da competição”, destacou.

De acordo com a gerente do Parque Lagos do Norte, Viviane Bandeira, a volta do circuito ao local é uma demonstração de capacidade de receber grandes competições. “É a segunda vez que o Parque Lagoas do Norte sedia uma etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. Ser escolhido para sediar mais uma etapa é uma clara demonstração da credibilidade”, declarou.