Teresina, 21 de Setembro de 2017

Você está em » Destaques

Lagoas do Norte realiza resgate de cágados de barbicha

13/09/2017 - 11h09
cagados

O programa Lagoas do Norte realizou ontem e hoje a transferência de mais de 100 cágados de barbicha. Os animais foram transferidos para o Canal Padre Eduardo, que se comunica com as demais lagoas. A ação tem como objetivo promover a preservação desta espécie e faz parte do componente ambiental do programa, conhecido como Lagoas Ambiental.

Os animais que foram transferidos estavam em uma lagoa artificial no quintal de quatro casas do bairro Matadouro. “O nível da água da lagoa era mantido pelas contribuições “águas residuais” oriundas dessas residências. Com a ligação intradomiciliar da rede de esgoto, as residências do local deixaram de desaguar suas contribuições na lagoa. Com isso, lagoa vem secando pelo processo natural de evaporação e fazendo com que os cágados saiam e busquem alimentos em um outro local ”, explica a bióloga e educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte, Zelinda de Oliveira.

De acordo com ela, a ação foi realizada para evitar a morte desses animais. “Quando eles conseguem sair das lagoas, geralmente se perdem e não conseguem mais voltar. Assim, muitos deles acabam sendo atropelados ou morrendo. Para evitar que isso ocorresse, resgatamos e transferimos para outra lagoa, ou seja, eles estarão de volta ao seu habitat natural, onde poderão se reproduzir e sem riscos e em um ambiente propício”, afirma.

Junto com a transferência dos cágados, a equipe da Unidade de Projeto Socioambiental do Programa sensibilizou os moradores sobre os cuidados com o meio ambiente.