Teresina, 21 de Novembro de 2017

Você está em » Destaques

ONG faz visita técnica a Teresina e firma parceria para transporte sustentável

14/07/2017 - 11h07
TERMINAIS

Membros da Organização Não Governamental WRI Brasil farão, nesta segunda-feira (17), uma visita técnica por Teresina. A intenção é que eles tenham subsídios para ajudar a administração municipal no planejamento urbano orientado para o transporte sustentável. A ONG firmará com a prefeitura um termo de cooperação técnica para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

A WRI Brasil trabalha com abordagem própria para transformar aspirações e grandes ideias em resultados concretos, garantindo qualidade de vida e um ambiente saudável para a população. Em 12 anos de atuação no Brasil, a ONG apoiou as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na implantação dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit).

Em Teresina, os técnicos da ONG e da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) iniciam a visita técnica partir das 10h percorrendo algumas ruas do Centro. Em seguida, eles seguem para os terminais do Parque Piauí, Bela Vista, Rui Barbosa, Piçarreira e Itararé. Além dos terminais, serão percorridos os principais corredores e faixas exclusivas de ônibus.

“Nessa visita técnica, eles irão entender as dinâmicas urbanas locais, principalmente a relação entre as centralidades dos bairros e os corredores de ônibus. Isso servirá para que eles tenham subsídio para melhor nos orientar na elaboração do Plano Diretor”, afirma a arquiteta da Semplan, Flávia Maia.

A secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, lembra que a intenção para os próximos anos é de fazer uma Teresina mais conectada, compacta e coordenada. “Isso passa por uma rede transporte público mais sustentável e mais atrativa. Nossa ideia, com a revisão do Plano Diretor, é estimular a ocupação dos espaços próximos aos corredores. Teresina tem muito a ganhar com essa parceria no sentido de dar aos teresinenses uma cidade cada vez melhor para se viver”, comenta.

Termo de cooperação técnica
Na segunda-feira (17), às 19h, prefeito Firmino Filho e a diretora da WRI Brasil, Nívia Oppermann, assinam o Termo de Cooperação técnica para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial. A assinatura acontece no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA) durante o “construindo uma Teresina sustentável”. Oppermann irá ministrar a palestra O papel do Plano Diretor na construção de uma Teresina sustentável”.

Na terça-feira (18), a equipe da WRI fará uma oficina voltada para os membros do núcleo Gestor e da comissão de acompanhamento do Plano Diretor, além de técnicos da Prefeitura de Teresina. O curso irá abordar a elaboração do PDOT sob a orientação das diretrizes de transporte sustentável.