Teresina, 21 de Novembro de 2017

Você está em » Destaques

Prefeito conhece experiência de Barcelona nas áreas de mobilidade e meio ambiente

13/11/2017 - 11h11
1

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim, conheceram as experiências de Barcelona, na Espanha, nas meio ambiente, mobilidade e capacitação para o mercado de trabalho. Eles participam, na cidade catalã, da Smart City Expo & World Congress, evento referência em cidades inteligentes.

Na manhã desta segunda-feira (13), eles fizeram uma visita guiada ao Transporte Metropolitano de Barcelona (TMB) e ao a Ecoparc de Montcada. O TMB é responsável pela gestão do metrô, do serviço de ônibus e da mobilidade; enquanto o Ecoparc faz o tratamento mecânico e biológico dos resíduos municipais. Eles conheceram também o Barcelona Activa e 22@, centro de referência para orientação e busca de trabalho e progresso profissional.

“São três experiências importantes e que podem servir de exemplo para Teresina. A mobilidade é uma das prioridades da atual gestão do prefeito Firmino Filho e vem recebendo uma série de investimentos. Outra questão importante é quanto ao meio ambiente. Precisamos dar a correta destinação do lixo, fazendo o tratamento adequado”, comenta Erick Amorim.

Além de conhecer novas experiências, a Prefeitura de Teresina também irá apresentar as boas práticas que vem adotando em relação ao meio ambiente e à gestão. Na quinta-feira (16), o prefeito Firmino Filho ministrará um painel com o tema “Cidades se adaptando a climas mais extremos”. Ele apresentará o Programa Lagoas do Norte, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e o projeto de revitalização do Centro.

“Existe um processo de aquecimento global e isso terá consequências sobre todo o mundo. Aquelas cidades que já são quentes, tenderão a sofrer mais. Então, vamos tratar sobre esse tema debatendo sobre as alternativas que já existem e dizer como Teresina está colocando isso no seu planejamento estratégico. Nós temos a Agenda 2030, que está integrada a um debate da ONU sobre essa questão. Então, vamos debater sobre o que há de mais atual nesse assunto, sobre as políticas e de como Teresina está disposta no seu planejamento a seguir essas diretrizes”, explica Firmino.

Além do meio ambiente, o Smart City Expo & World Congress promoverá o debate de oito eixos temáticos: Governança, Mobilidade, Cidades Inteligentes, Economia, Sociedade, Sustentabilidade, Dados e Tecnologia e Economia Circular.

O evento está em sua 7ª edição e é promovido pela Prefeitura de Barcelona e organizado pela Fira Barcelona, umas das mais importantes organizações de eventos em negócios da Europa.