Teresina, 20 de Janeiro de 2018

Você está em » Destaques

Prefeitura de Teresina participa de evento sobre gestão de energia na Colômbia

16/09/2015 - 13h09
LEONARDO

A convite do Banco Mundial e do Water Environment Research Fundation (WERF), a Prefeitura de Teresina participou da Oficina Gestión de la Energía para Empresas de Acueducto y Alcantarillado de Latinoamérica y el Caribe no 58º Congresso ACODAL em Santa Marta, Colômbia. O evento ocorreu de 09 a 11 de setembro e a administração municipal foi representada pelo coordenador técnico do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE), Leonardo Madeira Martins.

“O evento tratou de gestão de energia em obras de saneamento e foi importante porque vimos práticas que podem ser aplicadas em nossa capital, por exemplo, a autossuficiência energética de uma estação de tratamento de esgoto. As tecnologias que eles utilizam são semelhantes às nossas, porém, foram concebidas para permitirem o uso energético dos gases gerados no próprio processo de tratamento de efluentes”, destacou Leonardo Madeira Martins.

Durante o evento, foram apresentadas diversas alternativas para o reaproveitamento energético em plantas de saneamento por empresas consultoras e universidades como Watergy Mexico, Dc Water is Life, Universidad de los Andes, The University of California – Irvine, Natural Systems Utilities e Brown and Caldwell.

“Nossa participação foi importante também porque nos permitiu estabelecer contatos com realidades semelhantes à de Teresina e com profissionais de renome na área. Teresina foi a única prefeitura convidada. Os demais foram grandes companhias estaduais de saneamento, como a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN)”, completou o coordenador técnico do SEMAE.