Teresina, 21 de Setembro de 2017

Prefeitura e ONG assinam termo de cooperação para revisão do Plano Diretor

12/07/2017 - 11h07
arte evento 17.7-02

A Prefeitura de Teresina e a Organização Não Governamental WRI firmarão, na próxima segunda-feira (17), um termo de cooperação técnica para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial. A ONG apoiará a administração municipal no desenvolvimento de transporte sustentável.

A WRI Brasil trabalha com abordagem própria para transformar aspirações e grandes ideias em resultados concretos, garantindo qualidade de vida e um ambiente saudável para a população. Em 12 anos de atuação no Brasil, a ONG apoiou as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na implantação dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit).

“O trabalho desenvolvido pela ONG casa com os anseios que a administração municipal tem para os próximos anos, que é de ter uma cidade conectada, compacta e coordenada. E isso passa por uma rede transporte público mais sustentável e mais atrativa. Teresina tem muito a ganhar com essa parceria no sentido de dar aos teresinenses uma cidade cada vez melhor para se viver”, comenta a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida.

Em Teresina, a diretora da WRI Brasil, Nívia Oppermann, ministrará a palestra “O papel do Plano Diretor na construção de uma Teresina sustentável”. Em seguida, ela e o prefeito Firmino Filho assinam o Termo de Cooperação. O evento acontece na segunda-feira (17) no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA) a partir das 19h.

Junto com o termo de cooperação e da palestra, a equipe da WRI irá ministrar, na manhã de terça-feira (18), uma oficina voltada para os membros do núcleo Gestor e da comissão de acompanhamento do Plano Diretor, além de técnicos da Prefeitura de Teresina. O curso irá abordar a elaboração do PDOT sob a orientação das diretrizes de transporte sustentável.

Plano Diretor
O Plano Diretor definirá o planejamento urbano e a gestão territorial e os acessos aos novos instrumentos, diretrizes e mecanismos legais de política urbana, que permitem o desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade e proporcionam mais qualidade de vida e bem-estar para população. O Plano, que vem sendo construído junto com a população através do Teresina Participativa, tem validade de 10 anos.