Teresina, 21 de Setembro de 2017

Prefeitura promove maratona digital na Ponte Estaiada

12/09/2017 - 09h09
HACK_INSTAGRAM (1)

Buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da cidade. Esse é o objetivo do primeiro Hackathon HACK THE_2030, realizado pela Prefeitura de Teresina. A maratona digital acontece nos dias 22 e 23 de setembro no Mirante da Ponte Estaiada, na zona Leste da cidade.

Ao todo, serão 26 horas de maratona, que começa no dia 22 às 16h e segue até às 18h do dia seguinte. Na abertura, as equipes irão conhecer o desafio, que será ligado às “cidades inteligente para o desenvolvimento sustentável”. Em seguida, os integrantes de cada equipe irão discutir e colocar em prática a ideia para solucionar o desafio.  Eles terão à disposição os dados da capital piauiense e que estão compilados na Agenda Teresina 2030.

“Através dos dados disponibilizados na Agenda, os participantes poderão desenvolver ferramentas e aplicativos que auxiliam a população no seu dia a dia. Eles poderão, por exemplo, desenvolver um aplicativo que facilite a busca de serviços prestados pela rede municipal de saúde ou mapear os serviços comerciais e industriais dos bairros”, explica o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

Os trabalhos desenvolvidos durante o Hackathon HACK THE_2030 serão avaliados por uma comissão que irão julgar a partir da inovação tecnologia e criatividade, potencial de impacto e a viabilidade de implementação.

“A equipe vencedora terá a oportunidade de ter seu projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura. É uma oportunidade para profissionais e estudantes de programação, infraestrutura, urbanismo e políticas públicas poderão se reunir e juntos buscar soluções para o desenvolvimento sustentável da cidade. Essas soluções podem ser materializadas em aplicativos, ferramentas, mapeamentos interativos ou produção de dados urbanos”, explica a coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchoa.

O objetivo da maratona digital é promover a cultura de abertura de dados e de cidade inteligente, além de fomentar a inovação e o empreendedorismo na cidade alinhados com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 global.

O Hackathon Hack THE_2030 é realizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com a COMUNITAS e Open Knowledge Foundation. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro através dos sites www.semplan.teresina.pi.gov.br e www.eventbrite.com.br.